Ambulatório médico é implantado na Cadeia Pública de Mandaguari 23/09/2019 - 10:50

Por meio da Coordenação Regional de Maringá, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) inaugurou, nesta sexta-feira (20/09), um ambulatório de saúde para assistência e atendimento de todos os presos da Cadeia Pública de Mandaguari, município do centro-norte do estado. O objetivo é que os presos recebem atendimento médico semanalmente sem que precisem sair da unidade.

O ambulatório dentro da unidade prisional, que abriga somente presos condenados por crimes contra a dignidade sexual, é resultado de uma parceria entre o Depen e as secretarias estadual e municipal de saúde. “Através de acordos como este, cumprimos o disposto na Lei de Execução Penal, que prevê a assistência à saúde do preso e vamos reduzir em mais de 40% a exigência de escoltas externas para este tipo de atendimento”, explicou  o coordenador regional de Maringá, Luciano Brito.

O ambulatório contará com diversos equipamentos para a realização de consultas e primeiros atendimentos médicos aos presos, além de sistema computadorizado de lançamento de prontuários médicos, visando agilizar as consultas e medicações. “Com este sistema, teremos a possiblidade de agilizar o controle de medicamentos e a reposição deles pela farmácia do Depen”, destacou Brito.

Ele ainda afirmou que há vantagem também para quem utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). “Convênios assim fazem com que os presos usem menos a rede pública externa de saúde, uma vez que o deslocamento somente ocorre em casos mais graves ou para emergências fora do horário de expediente”, afirmou.

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam: o chefe da Vigilância Sanitária, Adriano Rodrigo, que representou a prefeitura da cidade; o coordenador do Depen em Maringá, Luciano Brito; o gestor provisionado da Cadeia Pública de Mandaguari, Rogério Aparecido Monteiro; o delegado da Polícia Civil da cidade, Zoroastro Nery, além da médica de Mandaguari, Marta Borges, e da enfermeira Márcia Serafini.