Unidades prisionais da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais aderem ao Outubro Rosa 24/10/2019 - 17:20

No mês da conscientização pela saúde feminina, o Outubro Rosa, unidades do Departamento Penitenciário (Depen) de Piraquara e de Rio Branco do Sul, municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), estão fazendo diversas atividades para presas e servidoras da instituição entre esta semana e a próxima.

Em Piraquara, a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP) terá, ao todo, seis dias de eventos, entre sexta-feira (25/10) e quarta-feira (30/10), além de ter ocorrido, na segunda-feira (21/10), o Dia de Beleza para as presas lactantes. Estão previstas, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero e da mama, prevenção de acidentes e de doenças infectocontagiosas e valorização pessoal. Assuntos envolvendo a higiene íntima, pessoal e do ambiente também serão abordados.

Na manhã desta sexta-feira (25/10), o Complexo Médico Penal proporcionou às suas funcionárias um café-da-manhã, com roda de conversa e orientações sobre os temas trabalhados neste mês, como intuito de conscientizar as mulheres quanto à importância do autoexame.

Aproveitando a Campanha do Outubro Rosa, a Cadeia Pública de Rio Branco do Sul inaugurou, na última quinta-feira (17/10), as novas instalações do Ambulatório que foi instalado dentro da unidade. “Durante a ação, foram realizados exames de Papanicolau, testes rápidos de sífilis e HIV, e também palestras sobre os mitos e verdades do câncer de mama”, afirmou o coordenador da regional de Curitiba, Marcos Antônio de Paula.

De acordo com ele, as presas e servidoras também receberam informações sobre a prevenção, sintomas e a importância do tratamento precoce. “O Outubro Rosa foi o ponta pé inicial para essa conversa que tem o objetivo de falar sobre a realidade do dia-a-dia. Com isso, queremos garantir o diagnóstico adequado e o acesso ao atendimento à saúde, pois estar privada de liberdade não é estar privada de direitos”, destacou de Paula.

PONTA GROSSA - Com o objetivo de valorizar e motivar ainda mais os servidores do Depen dos Campos Gerais, a coordenação da regional tem promovido uma série de palestras e ações que fazem parte de um programa permanente de capacitação. Entre os dias 16 e 18/10, a Unidade de Progressão da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa convidou a equipe de enfermagem da própria penitenciária para falar sobre a prevenção ao câncer de mama.

O evento, que contou com o apoio de diversas empresas e instituições públicas e privadas, também contou com um dia de beleza, aula de noções de defesa pessoal feminina e roda de conversa.