Unidade prisional de Assaí muda perfil de presos 07/05/2020 - 20:00

Para melhor cumprimento da Lei de Execuções Penais, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) mudou o perfil de presos do Centro de Reintegração Social de Assaí (no Norte Pioneiro), a qual tornou-se uma unidade de regime semiaberto de seguro. A mudança foi feita após a unidade prisional ser separada da Delegacia da Polícia Civil do Paraná (PCPR) no município, a qual, agora, está funcionando em outro endereço.

Da antiga unidade, foram retirados os presos comuns, que foram transferidos para outros presídios da região. Além disso, após o período de isolamento, está prevista a instalação de salas de aula, para que possam ser abertas mais vagas no setor de educação e profissionalização.

REFORMA - Antes de deixar o antigo imóvel, que agora pertence ao Depen, a PCPR realizou todos os reparos necessários para que o prédio fosse entregue em ótimas condições.

As obras tiveram o apoio do Governo do Paraná e um custo de mais de R$ 105 mil. Os reparos foram executados pela Construtora Tanabi Eirelli. Foram feitas reformas na estrutura cartorária, como troca de pisos, banheiros, acabamentos, pinturas internas e externas, substituição das instalações eléticas, holofotes, entre outros.

Antes disso, outros reparos já haviam sido feitos através de projetos da Polícia Civil do Paraná junto ao Conselho da Comunidade de Assaí. Entre eles, a instalação de um sistema de monitoramento com 16 câmeras de segurança de alta resolução, as quais foram doadas pelo Conselho de Segurança da cidade.

NOVA DELEGACIA - Com a mudança de endereço, a nova Delegacia da Polícia Civil conta com uma melhor estrutura para atender à população, além de proporcionar condições de trabalho mais humanizadas aos policiais civis, já que é uma unidade completamente sem presos.

Os serviços de polícia judiciária agora são prestados à população na Avenida Souza Naves, 484, no Centro do município. O local em que funcionava a antiga delegacia, na Avenida Paul Harris, 170, no bairro Copasa, agora é inteiramente do Departamento Penitenciário (Depen), que assume a gestão plena da carceragem presente no imóvel.

GALERIA DE IMAGENS