Unidade de Progressão de Piraquara realiza formatura do Curso de Discipulado e Cantata de Natal 23/12/2019 - 11:50

A Penitenciária Central do Estado - Unidade de Progressão (PCE-UP) realizou uma festa de encerramento da terceira turma do Curso de Discipulado da Igreja Evangélica Templo das Águias. Presos que participam do coral da unidade abrilhantaram o evento, que ocorreu na última semana, com a “Cantata de Natal”, sob a coordenação da regente Maria Mocelin, também membro da referida igreja.

Para a diretora da unidade, Cinthia Maria Mattar Bernardelli Dias, a importância do trabalho desenvolvido, bem como a parceria com a Igreja Templo das Águias para a realização do Curso de Discipulado devem ser destacadas. “Já renovamos nossa parceria para 2020. Só temos a agradecer a eles e a todas as igrejas que nos ajudam na ressocialização dos internos aqui custodiados”, afirmou.

Nas três turmas do curso, foram formados 55 presos. “Ao saírem daqui para o regime semiaberto harmonizado, ou seja, com o uso de tornozeleiras eletrônicas, eles são acompanhados pela igreja. Hoje, 15% frequentam periodicamente uma igreja e isso é gratificante, porque acreditamos que o Evangelho é transformador e, quando a Palavra de Deus é anunciada, há mudanças de vida”, afirmou o pastor da Templo das Águias, Luiz Augusto dos Santos.

De acordo com ele, que também é coordenador do trabalho desenvolvido na PCE-UP, o trabalho desenvolvido tem valido a pena e é por isso que deve ser mantido. “Conhecendo o trabalho da Unidade e entendendo que a Igreja pode contribuir para a melhoria, firmamos um compromisso com a direção da unidade para fazermos um trabalho que traga resultados positivos para os presos, pensando assim, o curso busca ensinar princípios bíblicos que trabalham diretamente o indivíduo”, afirmou.

De acordo com a diretora da PCE-UP, os relatos dos presos são positivos e confirmam que a religião, além do estudo e do trabalho, também podem mudar a vida dos detentos. “Ouvimos aqui que o curso ajudou em algumas questões pessoais, como perdão e pecado. Teve um interno que nos contou que já sentiu uma transformação geral, disse que o curso o mudou totalmente, com estas palavras, e ele ainda acrescentou que achava que não tinha mais valor nenhum para Deus, mas, com as aulas, ele aprendeu que Deus o amava do jeito que ele era. Isso é recompensador”, destacou.

PARTICIPAÇÕES - O Evento contou com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Paraná (GMF-PR), Ruy Muggiati; Irecilse Dronge,da divisão de tratamento penal do Depen,representando o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati; Flávia Saldanha Kroetz, do Conselho Nacional de Justiça (CNJP), entre outras autoridades e membros do Poder Judiciário do Estado do Paraná,  das Igrejas Batista, Universal, Abba e da Pastoral Carcerária, da Igreja Católica.

GALERIA DE IMAGENS