“Sonho de Liberdade”: Projeto universitário oferece orientação sobre progressão de regime a apenados de Foz do Iguaçu 15/05/2023 - 16:41

Nesta segunda-feira (15), ocorre o 4º e último encontro do projeto de extensão universitário Sonho de Liberdade, na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu. A iniciativa foi criada pelo curso de direito da Uniamérica com o objetivo de preparar pessoas privadas de liberdade (PPL) em regime fechado, com orientações sobre monitoração eletrônica – benefício de progressão de regime.

O projeto oferta direcionamentos sobre: reinserção no mercado de trabalho, órgãos auxiliares para confecção de documentos, órgãos fiscalizadores de medidas restritivas e de assistência social, entre outros.

Além disso, outro ponto importante dos serviços do projeto, é a preparação dos apenados para o uso da tornozeleira eletrônica, com orientações sobre as características dos equipamentos, regras de uso e direitos e deveres da pessoa monitorada. Para isso, tiveram o apoio de policiais penais da Divisão de Monitoração Eletrônica, em especial do Posto de Monitoração Eletrônica da Região 9 – PAM R9.

Ainda haverá o fornecimento de uma cartilha e material de apoio com todas as informações trabalhadas.
O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, ressalta que além das atividades relacionadas à custódia dos apenados e questões de tratamento penal, a instituição também tem o dever do trabalho da monitoração eletrônica e, consequentemente, da devida assistência aos monitorados.

“Por isso, entendemos que esse projeto vai ao encontro dos objetivos da Polícia Penal do Paraná e da Divisão de Monitoramento Eletrônico, pois fornece informações equilibradas e adequadas aos apenados que estão próximos à progressão de regime semiaberto harmonizado. Isso oferece mais segurança e efetividade ao sistema de monitoração eletrônica”, ressalta.

O projeto de extensão tem a coordenação do professor-mestre William Vieira Costa Zonatto, que também é policial penal. Segundo Zonatto, "O projeto Sonho de Liberdade é a concretização do que prevê a Lei de Execução em relação à cooperação da comunidade na execução da pena. No caso, a começar pela comunidade acadêmica, formadores de opinião que são os primeiros a desenvolverem projetos com propostas reais para os problemas existentes".

O projeto possui dois mentores que atuam na consultoria, são eles o policial penal coordenador do Escritório Social de Foz do Iguaçu, Daniel Rodrigo da Silva, e a integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de socioeducação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Adriana Accioly.

O policial penal Marcos Alexandre de Jesus, que atua na monitoração eletrônica, afirma que a monitoração eletrônica é atualmente um importante instrumento dentro do tratamento penal.

“Isso porque garante o cumprimento da lei com a progressão de regime, sendo do interesse público pelo princípio da economicidade, além de ter um caráter humanizador da pena, pois permite ao egresso o convívio familiar, a continuidade nos estudos e trabalho. Então é de suma importância a orientação ao futuro monitorado através de pessoas capacitadas, garantindo o fiel cumprimento da sentença judicial”.

O projeto de extensão tem um caráter contínuo e continuará sendo desenvolvido pelos acadêmicos no segundo trimestre deste ano.
“O projeto possui uma essência muito relevante que visa proporcionar às pessoas privadas de liberdade o exercício pleno da cidadania, por isso objetivamos que tenha continuidade para atingir o máximo de apenados possível”, compartilha a aluna Ísis Frasson Monteiro de Barros, também uma das idealizadoras do projeto.