Sistema penitenciário, trabalho do agente e Depen são temas de palestras em Cascavel 06/11/2019 - 14:13

A Lei de Execução Penal (LEP) e a profissão agente penitenciário foram temas de palestras ministradas a estudantes do ensino superior e do ensino médio de insituições de Cascavel, região oeste do estado. Os eventos, que ocorreram na última semana, além de levarem conhecimento sobre o funcionamento de unidades prisionais, colaboram com uma melhor harmonia entre o trabalho desenvolvido pelo Departamento Penitenciário (Depen) e a comunidade.

Aos estudantes de Direito de Cascavel da Universidade Paranaense (Unipar), o diretor da Penitenciária Industrial de Cascavel - Unidade de Progressão (PIC-UP), Leonardo Henrique Bregoli Dondoni, falou sobre aplicação da Lei de Execução Penal, grupos de intervenção, diferença entre as unidades, mão-de-obra carcerária e atividades rotineiras na custódia de presos.

Para ele, essa aproximação é importante porque os futuros bacharéis em direito “são formadores de opinião, desta forma, têm um entendimento melhor do que acontece dentro de uma penitenciária e conseguem compreender toda a complexidade do sistema penitenciário, no desafio de prestar um tratamento Penal conforme prevê a LEP".

Ao final do evento, o advogado criminalista, professor de Direito Penal e Processual Penal da universidade e coordenador do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita de Cascavel, José Bolívar Bretas, fez questão de elogiar a palestra de Henrique Dondoni, ex-aluno da instituição. “No passado era eu quem ensinava o Henrique, hoje, ele é quem foi o professor, compartilhando tantas experiências e conhecimentos. Orgulho deste nosso egresso”, destacou.

Para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Ieda Baggio Mayer, o coordenador regional do Depen de Cascavel, Thiago Correia, ministrou uma palestra sobre a profissão Agente Penitenciário. Os alunos ainda esclareceram várias dúvidas e assistiram a um vídeo que mostra a realidade de uma unidade prisional.

O coordenador aproveitou para contar aos estudantes como é ser um agente penitenciário, as atribuições da função e as rotinas, além de chamar a atenção para a modernização que tem ocorrido no Depen. “Pude compartilhar com os estudantes um pouco do trabalho dentro de uma unidade prisional, mostrando a eles ações desenvolvidas desde o contato direto com o preso até os dias atuais na gestão de uma regional”, explicou.

O evento faz parte de um projeto de sociologia, que integra o plano pedagógico da instituição e tem o objetivo de ajudar os estudantes na escolha da carreira profissional. Desenvolvido ao longo de todo o ano de 2019, falarão aos alunos cerca de 50 profissionais das mais diversas áreas. A professora da disciplina, Luciana Aparecida de Araújo Inácio, explica que os convidados relatam a experiência do dia a dia.

Segundo ela, a iniciativa, que começou há três anos, também alia o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula com a experiência dos relatos da prática de diversos profissionais, contribuindo assim, com a vocação dos estudantes. “O intuito é apresentar aos alunos a realidade do mercado de trabalho, permitindo um comparativo a partir dos relatos dos profissionais das mais diversas áreas”, conta.

Além de conhecerem sobre a profissão do agente penitenciário, os alunos também puderam conversar com um assessor parlamentar e um vereador da cidade, convidados para participar do projeto.