Sistema de monitoramento com câmeras reforça segurança na Penitenciária Estadual de Cascavel 05/12/2019 - 10:53

A Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) modernizou e ampliou seu sistema de monitoramento com câmeras de segurança, por meio da aquisição de novos equipamentos. Com recursos da Secretaria da Segurança Pública e da Justiça Federal repassados ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), foram adquiridas 121 câmeras de segurança, que agora monitoram 100% da unidade, nas 24 horas do dia.

“Com a instalação do sistema de monitoramento da unidade, todo o espaço interno e externo ao redor da penitenciária é monitorado nas 24 horas do dia. Com estes equipamentos, conseguimos visualizar todas as movimentações na unidade, em tempo real e também o que ocorreu em dias anteriores. Tal sistema melhora a segurança da unidade diminuindo o risco de fugas, motins e até mesmo rebelião”, enfatizou o diretor da PEC, Edinilson da Rocha.

No total, são 121 câmeras instaladas, monitorando 24 horas por dia as 30 galerias, os 12 pátios de sol e os seis de visitas, além de corredores e áreas externas e internas deste ambiente prisional. De acordo com o diretor da Penitenciária, esta melhoria foi possível por meio do desenvolvimento de um projeto enviado à Justiça Federal, a qual disponibilizou recursos na ordem de R$ 120 mil à unidade.

Segundo Rocha, com o montante foi possível ampliar e otimizar o sistema de monitoramento com a aquisição de mais 91 câmeras de segurança, uma câmera dome (equipamento que permite um movimento panorâmico de 360 graus), além de quatro televisores e quatro dispositivos eletrônicos de gravação digital, chamados de DVR, entre outros equipamentos.

Com este investimento, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), setor responsável pelo monitoramento da penitenciária, passou a trabalhar com seis televisores de 42 polegadas, duas câmeras domes e rádios comunicadores, que permitem o contato inclusive com outras unidades prisionais. Todas as imagens são gravadas e ficarão armazenadas. Dos novos equipamentos, 91 câmeras são resultantes dos recursos da Justiça Federal.

De acordo com o coordenador da regional de Cascavel, Thiago Correia, a medida é uma demanda do próprio Departamento Penitenciário que pretende modernizar e dar melhores  condições de trabalho aos agentes. “Priorizamos a segurança dos nossos servidores, que mesmo com todas as dificuldades têm feito o possível para garantir a custódia e segurança dos apenados, sem desprezar o cuidado com suas próprias vidas. As câmeras são mais uma alternativa de combate ao crime organizado”, destacou.

GALERIA DE IMAGENS