Setor de panificação será implantado em unidade prisional de Dois Vizinhos 19/06/2020 - 12:35

A Cadeia Pública de Dois Vizinhos vai ganhar uma Panificadora Industrial Escola nos próximos 60 dias. O projeto é uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) em Francisco Beltrão e o Conselho Municipal de Assistência Social, com recursos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento. Uma reunião ocorrida na última semana permitiu a efetivação do acordo.

O objetivo do projeto é qualificar as presas do local e possibilitar a produção de pães para consumo delas próprias e de presos de outras unidades da região, além de capacitar familiares de detentos e  prestadores de serviço em atuação nas entidades da comarca. Também há a possilibidade de se fazer novas parcerias com instituições e empresas, para o consumos dos seus públicos atendidos

“Este é mais um projeto que temos orgulho de implantar na nossa regional e que, após todos os trâmites e reuniões, recebemos a notícia de que deu certo com alegria, sentimento que é, certamente, compartilhado com todos os envolvidos”, destacou o coordenador regional do Depen em Francisco Beltrão, Antonio Marcos Camargo de Andrade.

“Somente este ano, mesmo com a pandemia, já fechamos 30 convênios para a implantação de setores de trabalho de mão de obra dos presos. No que se refere à panificação, a ideia também é expandir. Já contam o setor as regionais de Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Curitiba e Região Metropolitana”, destacou o chefe do Setor de Produção e Desenvolvimento do Depen, Boanerges Silvestre Boeno Filho.

Em Dois Vizinhos, a implantação ocorrerá nas próximas semanas, em um espaço que já era utilizado como cozinha da unidade. “Vamos assumir a gestão plena desta unidade em breve e aí, o projeto também vai possibilitar a remissão de pena para as presas que trabalharem nele”, afirmou Marcos Andrade.

PRESENÇAS - Na reunião de acerto, que ocorreu na última terça-feira (16/06), estiveram presentes, por parte do Depen, o coordenador do Depen na região, Marcos Andrade, e o diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, Willian Benini. Além deles, também participaram a juíza de Direito da Comarca e supervisora do Conselho da Comunidade, Divangela Précoma Moreira Kuligowski; o delegado da Delegacia de Dois Vizinhos, Joselito Teixeira dos Santos; e a presidente do Conselho da Comunidade da Comarca, Iaguczeski Zeni.

Além deles, estiveram presentes representantes da Defensoria Pública e das Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania e de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Dois Vizinhos.