Setor de panificação de Foz do Iguaçu fabrica cueca-virada para diversificar alimentação dos presos 02/04/2020 - 19:40

Presos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF I) estão fabricando grostoli, doce popularmente conhecido por “cueca-virada”. O objetivo da produção é minimizar os efeitos da suspensão de sacolas, já que foi a forma encontrada de diversificar a alimentação dos internos. Os alimentos estão sendo distribuídos para os detentos do Departamento Penitenciário (Depen) da região oeste, que também receberão bolachas, cereais e leite.

“Nesta unidade já há um setor de panificação, onde os presos já fazem todo o processo. Ali eles amassam, passam no cilindro, deixam crescer, fritam, passam no açúcar com canela, embalam e distribuem cela por cela”, explicou o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques.

De acordo com ele, os alimentos serão entregues a todos os cerca de 2,1 mil presos da região. Os internos da PEF I já receberam os produtos e aprovaram a iniciativa. “Eles adoraram e estão perguntando se vai continuar. Também estamos produzindo pães, cuquinhas e outros doces, pra dar uma diferenciada na alimentação deles”, afirmou Marques.

As bolachas, os cereais e o leite fazem parte da merenda das escolas que funcionam nas unidades também serão distribuídas a todos os presos da regional. “A entrega destes itens tem a mesma função de variar a alimentação deles e diminuir a falta que as sacolas faz”, contou o coordenador.