Servidores do Depen participam de workshop sobre tratamento penal 29/07/2016 - 17:21

Mais de 50 profissionais da área técnica, assistentes sociais e psicólogos que atuam em penitenciárias do Paraná participaram nesta semana do workshop "Diálogos sobre o tratamento penal". Os profissionais discutiram alternativas de atendimento à população privada de liberdade, sob o ponto de vista das políticas públicas e a atual conjuntura prisional no Paraná e no Brasil.

"Esse é um momento importantíssimo de reflexão e troca de experiências em que nos dispomos a discutir ideias e alternativas para o aprimoramento e ampliação do tratamento penal em nossas unidades prisionais", afirmou o diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, que esteve presente no encontro.

TRABALHOS – Na quarta-feira (27), uma palestra foi ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Alvino Augusto de Sá, doutor em psicologia social e criminal, que apresentou as principais correntes e discussões teóricas na área prisional, além de sua experiência pessoal no trabalho com grupos de diálogos entre detentos e comunidade no Estado de São Paulo.

Já na quinta-feira (28), os trabalhos foram dedicados a oficinas práticas. "Realizamos algumas dinâmicas e trabalhos em grupo, com o objetivo de detectar as principais dificuldades enfrentadas por esses servidores no exercício da sua atividade, como também, discutir sugestões e propostas que possam ser aproveitadas e executadas na sequência", explica o diretor da Espen, Edevaldo Miguel Costacurta.

CERTIFICAÇÃO – Todos os profissionais presentes no encontro receberam certificados da Escola de Serviços Penais (Espen), com carga horária 16 horas, pela participação no Workshop. O documento poderá ser utilizado pelos servidores para progressão funcional por titulação.

O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Curitiba. A ação foi organizada pela Espen, em parceria com o Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen).