Servidores do Depen participam de Curso de Formação de Brigadistas 14/08/2019 - 18:30

Servidores da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), do Departamento Penitenciário do Paraná, participaram, nesta semana, do curso de Formação de Brigadistas, projeto desenvolvido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), para preparar os profissionais para a atuação em situações de emergência nas unidades penais. Noventa profissionais de Cascavel participaram da capacitação, que foi realizada na PIC, e que já contemplou a região de Curitiba e Ponta Grossa.

Durante o curso, os participantes estão aprendendo a operar equipamentos de combate a incêndios, identificar produtos perigosos e reconhecer seus riscos, ou prestar os primeiros socorros. Na capacitação são estabelecidos ainda parâmetros mínimos de recursos humanos e administrativos para prevenção de incêndios e evacuação de ambientes em situações emergenciais.

A formação de brigadistas atende uma demanda antiga do Departamento Penitenciário. Todas as unidades penais do Estado serão atendidas com esta capacitação, a fim de que cada uma forme a sua brigada de incêndio.

Para o coordenador regional do Depen em Cascavel, Thiago Correia, formar brigadas de incêndio nas unidades penais vai muito além de atender as normativas que regulamentam este trabalho. “Ter uma brigada é uma questão de proteção à vida e ao patrimônio público. Parabéns a todos os envolvidos nesta importante ação”, destacou.

PONTA GROSSA - Em Ponta Grossa foram capacitados 120 servidores, entre agentes penitenciários, agentes de cadeia pública, servidores técnicos administrativos e agentes profissionais.

“Esse aperfeiçoamento visa deixar o servidor penitenciário cada vez mais preparado para todas as situações que possam a vir ocorrer dentro das unidades administradas pelo Depen”, explica o coordenador regional de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.