Servidores do Depen de Ponta Grossa participam de Semana da Saúde 18/11/2019 - 16:00

Servidores do Departamento Penitenciário (Depen) que atuam nas unidades de Ponta Grossa participaram das atividades da Semana da Saúde. O evento foi realizado Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), com a participação de agentes e demais funcionários de todas as unidades do município, na última semana. Além de um recital de violino, os profissionais puderam fazer testes de esforço físico, exames de sangue e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), avaliação odontológica e o cadastro para a doação de medula óssea.

“A importância dessa semana é a conscientização sobre os cuidados da saúde de cada servidor, pois temos como meta auxiliar nos cuidados da saúde física e mental dos nossos servidores”, afirmou o coordenador Regional do Depen de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira, que destacou a possibilidade de os profissionais poderem fazer testes rápidos de glicemia, pressão arterial, e DSTs.

O evento contou com a participação de agentes de saúde da 3° Regional da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), além do apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná. Para que a feira ocorresse conforme o planejamento, foi montada uma comissão organizadora, que cuidou de todos os detalhes, desde às atividades até a decoração.

Como uma atração especial, o agente penitenciário Samuel Lessa, músico e recém-formado em medicina, fez uma apresentação solo de violino e uma palestra sobre a saúde do homem. Os servidores que participaram do evento destacaram a necessidade destas ações dentro do ambiente prisional.

“O cuidado com a saúde dos profissionais penitenciários deve ser uma prioridade nas políticas públicas, como efetivamente vem sendo. As características de uma penitenciária requer esta atenção e este cuidado durante toda a vida funcional dos servidores”, destacou o agente penitenciário Bruno Sobieski.

O representante do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná em Ponta Grossa, Carlos Phylypec, enalteceu a organização do evento e destacou o fato de ele ter sido pensado pelo Departamento Penitenciário como uma ação conjunta, feito de maneira que a adesão dos servidores fosse a maior possível. “A ação ocorreu simultaneamente em todas as unidades penais do Paraná e foi um evento grandioso, que conseguiu atingir o objetivo de conscientização dos cuidados com a saúde dos servidores”, afirmou.