Servidores da Penitenciária Central do Estado recebem cartas de apoio durante a pandemia
04/05/2021 - 15:00

Servidores da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, estão recebendo cartas de apoio pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia. Ao todo, 135 agentes penitenciários foram contemplados neste momento. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de voluntários da igreja House Church Curitiba.

Para o diretor da PCE-US, Alberto Ferreira, o gesto traz conforto em um momento delicado para toda a sociedade, especialmente para os profissionais que exercem atividades essenciais – como é o caso dos servidores penitenciários – que atuam na linha de frente e, por consequência, estão mais expostos.

“Por conta da pandemia as pessoas estão enfrentando sérios problemas psicológicos, estão cansadas e estressadas. Esse trabalho realizado de forma individual, lembrando de servidores da maior e mais antiga unidade do estado, onde estão os servidores com mais tempo de carreira, veio no momento certo para somar e ajudar as pessoas com uma palavra de crescimento e otimismo”, afirmou o diretor.

Fábio Lugarini, pastor sênior da House Church, diz que o trabalho teve início com pacientes acometidos pela Covid-19, seus familiares e, principalmente, com profissionais da saúde. Segundo ele, cerca de 20 mil cartas já foram entregues pela igreja.

“Por meio do relato de parceiros, nós entendemos que existia um desgaste, uma necessidade de fortalecimento dentro do ambiente penitenciário, por isso escrevemos essas cartas de amor, esperança e fortalecimento em Deus. Onde presencialmente não podemos estar esse amor chega através das cartas”, explicou o pastor.

ENTREGA – As cartas, escritas de forma individual e nominal, começaram a ser entregues aos servidores na última semana. Segundo o diretor da penitenciária, o material foi recebido com muita gratidão. Além das mensagens, a igreja também presenteou o Departamento Penitenciário com um desenho produzido pelo Bernardo, uma criança da igreja. “Todos estão felizes e motivados pelas palavras recebidas e agradecem a iniciativa”, contou Ferreira.




GALERIA DE IMAGENS