Servidoras do Depen de Cascavel são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher 10/03/2020 - 14:50

Capacitação, integração e valorização foram os temas que nortearam as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em Cascavel no oeste do estado. As mais de 80 participantes da ação desta segunda-feira (09/03) foram recepcionadas na chácara onde ocorreu o evento com música ao vivo e café da manhã. Além das servidoras do Depen, professoras que atuam nas unidades da regional também estiveram presentes.

Dentre as ações, as mulheres ainda foram contempladas com almoço comemorativo, bate-papo, sorteio de brindes e coffee break. Uma das primeiras atividades do dia, inclusive, foi uma palestra sobre empoderamento feminino, ministrada pela advogada e presidente do Conselho de Direitos para as Mulheres, Inês de Paula.

“Quando falamos de violência contra mulher, temos que ter claro em nossas mentes que, além dos cuidados com a vítima, é necessário um trabalho com o agressor. É por meio desta reflexão que alcançaremos resultados para que ele não volte a cometer o mesmo crime”, afirmou.

Inês ainda falou sobre políticas públicas voltadas às mulheres e o valor de os homens participaram de discussões em relação ao assunto. “Eles também precisam entender a importância dessas políticas e são por meio delas, que vamos conquistar e garantir nossos direitos”, explicou.

Depois as servidoras foram convidadas a participar de um curso de cuidados com a pele e maquiagem, oferecido por consultoras da Mary Kay. Elas ainda receberam massagens relaxantes, corporais e faciais, de estudantes do curso de Fisioterapia da Univel de Cascavel.

“Foi possível perceber a alegria e gratidão de cada servidora, pelo simples fato de termos sido lembradas e valorizadas. Sabemos que tudo foi preparado com carinho, cada detalhe foi pensado especialmente para nos agradar e valorizar”, afirmou a agente penitenciária Fernanda Diemer, que ainda destacou que a cada dia, elas precisam conquistar seu espaço em uma profissão de risco.

Feito pelos homens do Depen da regional, sob a coordenação de uma cozinheira experiente, Dona Nilza, o almoço foi mais um momento de integração da equipe. “Nada mais justo do que nós prepararmos esse almoço e essa ação para as servidoras. Isso mostra o quanto as mulheres são importantes, tem conquistado o espaço delas na sociedade e precisam de valorização”, destacou o coordenador da região, Thiago Correia.

Servidora do Depen há mais de cinco anos, Paula Marcante afirmou que o evento superou as expectativas delas. “Teve uma programação criativa e totalmente voltada para o universo e bem-estar feminino, com massagens, estética, beleza, entretenimento, capacitação e até sessão de fotos. Foi um marco do reconhecimento do Depen para todas nós”, enalteceu. Ao final do encontro, as mulheres participaram do sorteio de brindes.

COLABORAÇÃO - Organizada pela Coordenação Regional do Departamento Penitenciário de Cascavel, a homenagem teve o apoio do Conselho Municipal de Direitos para as Mulheres, do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná, e de empresários da região.

De acordo com o regional de Cascavel, a empresa Geriba, o Supermercado Muffatão e a Ceasa de Cascavel contribuíram com os alimentos preparados. A empresa Terra Mate forneceu tererê às participantes. Também teve karaokê, salada de frutas e picolés oferecidos pela indústria de sorvetes Lovita de Cascavel. ALém disso, a Faculdade Univel disponibilizou acadêmicos do curso de fotografia para registrar o momento.