Servidoras do Depen aderem a campanha Outubro Rosa 30/10/2017 - 11:10

Na última sexta-feira (27), servidoras de todas as unidades penais de Curitiba e Região Metropolitana, participaram de um evento em alusão a campanha Outubro Rosa, que aconteceu nas dependências do Complexo Penitenciário de Piraquara. A ação teve como foco a prevenção do câncer de mama.

Organizado por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), o evento contou com palestras na área de saúde sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento, além de uma confraternização e apresentação musical.

Segundo o diretor da escola, Edevaldo Miguel Costacurta, a intenção do evento é reforçar a importância do diagnóstico precoce e do autoexame de mamas para o tratamento e a cura da doença.

Complexo Médico - No período da tarde, o evento foi estendido ao Complexo Médico Penal, em Pinhais. Além de palestras sobre o câncer de mama, o câncer de colo de útero também foi abordado. Uma apresentação de dança encerrou as atividades.

As unidades penais de Maringá também organizaram ações durante o mês. O local de encontro foi a Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM). Cerca de 30 servidoras discutiram sobre os cuidados com a saúde e os desafios da mulher na atualidade.

CAMPANHA - Em homenagem ao Outubro Rosa, todos os anos, o Governo do Estado promove ações durante o mês para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Com o tema ‘Prevenção e Autocuidado: O que eu preciso saber sobre o Câncer de Mama e do Colo do Útero’, o Outubro Rosa no Paraná foi lançado no último dia 3, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.