Servidor do Depen: ajude a construir o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 07/08/2020 - 18:50

Até o dia 17/08, os servidores do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), e demais profissionais da Secretaria da Segurança Pública (SESP), e a comunidade podem ajudar a construir o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, através da a Plataforma Web de consulta pública. O programa, que deve ser implantado no estado até o fim de 2020, prevê medidas a serem implantadas a curto (três anos), médio (cinco anos) e longo prazo (15 anos).

O Plano visa coordenar, de forma sistêmica e integrada, uma atuação conjunta dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal, além dos municípios, em articulação conjunta com a sociedade. O Plano ainda cumpre o que determina a Lei Federal nº 13.675, de 11 de junho de 2018.

“É fundamental que tenhamos a participação do maior número possível de agentes e demais servidores do Departamento Penitenciário, porque o sistema prisional é um dos focos deste plano e não há quem entenda mais sobre o assunto do que quem lida diariamente com a missão de torná-lo efetivo, seguro e capaz de transformar aqueles que estão custodiados nele”, destacou o secretário da Segurança Pública, coronel Marinho Soares.

O plano foi criado com base em pesquisas, dados e pareceres de especialistas da área de Segurança Pública local, assim como em outros já implantados em diferentes regiões do mundo, como Nova Iorque e países europeus. O objetivo, nesse momento, é avaliar, por meio da consulta pública, as ações já estabelecidas no documento.

“Conclamo a todos que participem da construção do Plano Estadual de Segurança Pública, um planejamento para os próximos 15 anos. Nesse contexto, o sistema penitenciário também integra esta estrutura. Por isso, peço a todos que deem sugestões para que possamos melhorar a nossa segurança pública”, afirmou o diretor-geral do Depen, Francisco Alberto Caricati.

Para que seja possível entender melhor os objetivos do plano e cada eixo, antes mesmo de acessar a Plataforma Web, será possível assistir aos 10 vídeos que tratam dos temas no site da SESP.

Para construí-lo, três comitês foram estabelecidos: o de coordenação (composto pelos integrantes da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos - APEP - e equipe da FIEP); o de especialistas (composto por representantes de cada unidade vinculada da Secretaria da Segurança Pública - SESP e indicados por elas); e o estratégico (composto por autoridades governamentais e da SESP).

GALERIA DE IMAGENS