Semana de Prevenção às Drogas é realizada na Colônia Penal de Maringá 02/07/2018 - 18:30

O Conselho Municipal de Política sobre Drogas (Comad) e o Conselho da Comunidade de Execuções Penais de Maringá realizaram na sexta-feira (29) a Semana de Prevenção às Drogas na Colônia Penal Industrial de Maringá (Cpim). Cerca de 100 custodiados participaram do evento, que envolveu orientações e testemunho de pessoas sobre experiência com drogas, além da apresentação de um filme motivacional.

Para a presidente do Conselho da Comunidade, Helena Maria, o trabalho, o estudo e a responsabilidade são fatores que já vem sendo trabalhado com os custodiados na Colônia Penal. Entretanto, Helena pondera: “Uma ajuda, um conselho, uma palavra amiga, uma esperança para esses rapazes é muito importante. Muitos nunca tiveram um bom exemplo ou uma palavra de autoestima. É para eles que nós dedicamos nosso tempo e nosso esforço”.

O diretor do Cpim e membro do Comad, Rafael Alberto Kawanishi, destaca a importância do evento e a participação de grupos da sociedade civil organizada como colaboradores na execução de pena. “Todo ano realizamos esse evento na unidade. Ele já faz parte do calendário. É gratificante poder vislumbrar uma perspectiva de melhoria nessas ações. Continuaremos trabalhando arduamente para isso”, disse.

O sentenciado C.R.D.S. afirmou que iniciativas desse tipo colaboram para a ressocialização. “Muitos de nós estamos nessa vida por causa da droga, esse pessoal mostra que muitos podem deixar o vício, mais precisa ter vontade e uma causa, que para mim, será minha família”, disse C.R.D.S.

O evento marcou o encerramento da Semana de Prevenção às Drogas de Maringá e teve a participação do vice-diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá, Paulo Rafael Marques e do chefe de segurança da Colônia Penal Industrial de Maringá, Rogério Jorge Cruz da Cruz, além da assistente social do Conselho da Comunidade de Execuções Penais, Franciele Holanda de Moura, da presidente do Conselho da Comunidade de Execuções Penais e assistente social da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Helena Maria Ramos dos Santos, do vice-presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas, Rogério Ferreira Alves, da assistente social da Associação de Prevenção, Atenção e Reinserção Social de Usuários e Dependentes de Drogas de Maringá APAD Sueli Delefrate, da estagiária da APAD Cleide Padilha Ramos e de professores do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA).