Semana da Saúde de Maringá tem participação de cerca de 400 servidores 18/11/2019 - 17:14

Cerca de 400 servidores da regional de Maringá do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) participaram da quarta edição da Semana da Saúde, que foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro. Na regional, o evento ocorreu em três locais diferentes: na Colônia Penal e Industrial de Maringá (CPIM), na Penitenciaria Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO) e na Cadeia Pública de Paranavaí. O objetivo da feira é conscientizar os servidores sobre os cuidados com a saúde, além de oferecer diversos serviços aos participantes.

“Temos aproveitado esta semana de saúde do trabalhador para evidenciar aos nossos servidores a importância de cuidar da sua saúde e de ter qualidade de vida, que é fundamental para o Depen. O nosso ambiente de trabalho pode gerar uma série de tensões que levam ao estresse e o servidor pode adoecer, por isso é importante melhorarmos as condições de trabalho e promovermos ações como esta”, afirmou o coordenador regional do Depen em Maringá, Luciano Brito.

A Síndrome de Bournout, distúrbio de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, intimamente ligada à vida profissional, foi um dos temas abordados nas palestras, que também trataram dos malefícios do sedentarismo e do engasgo e primeiros socorros, entre outros assuntos. “Sem dúvidas precisamos apoiar e realizar e eventos como está semana, a saúde de nossos servidores é muito importante”, destacou o diretor da PECO, Arnobe Lemes.

Durante o evento, também foram oferecidos diversos serviços de saúde, como antropometria (mensuração do corpo); auriculoterapia (acupuntura auricular, usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais); refloxologia, Reiki, aromaterapia, além de orientações nutricionais e de saúde bucal. "É muito gratificante participarmos deste evento que auxilia nossos servidores na prevenção a doenças", afirmou uma das coordenadoras da semana e enfermeira, Daniela Yokota.

Assim como em outras regionais, durante a semana da saúde de Maringá os participantes puderam fazer testes de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis e aferição de pressão, além de contarem com aplicação de vacinas.