Secretário da Segurança Pública participa da formatura do curso de Segurança Externa do Depen em Maringá
01/10/2021 - 20:10

O Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve presente nesta quinta-feira (30/09) na solenidade de formatura do terceiro Curso de Segurança Externa do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), realizada no Plenário da Câmara Municipal de Maringá. Foram 47 agentes penitenciários que passaram por treinamento em diversas áreas da segurança pública, com o intuito de reforçar e aprimorar o nível da segurança nas unidades prisional da região de Maringá.

O secretário Marinho pontuou que, mesmo durante a pandemia, o governo do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública, segue em busca de melhoria para o efetivo das forças da Segurança, como a capacitação, os quais poderão exercer colaborar com a melhoria da segurança pública no estado.

“Um dos pilares da secretaria é o de valorizar as pessoas. É com capacitação que estamos aprimorando e levando para eles a importância do trabalho e da responsabilidade. Precisamos ter pessoas devidamente vocacionadas para dar continuidade ao trabalho feito. São mais de 40 profissionais que estão qualificados para exercerem suas funções no Depen da região de Maringá”, conclui o secretário Romulo Marinho Soares.

CURSO - O Curso de Segurança Externa realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) no Complexo Penitenciário de Maringá e contou com o quadro do Setor de Operações Especiais de Maringá e demais instrutores na Regional do DEPEN de Maringá e da ESPEN.

Os alunos durante 14 dias, em 19 disciplinas com a carga horária total de 116 horas/aula, receberam o treinamento em diversas disciplinas como tecnologias não letais, direitos humanos, noções de direito penal e administrativos, sistemas de controle de acesso, noções de escolta prisional, inteligência, APH, imobilização tática, técnicas e táticas em diversas disciplinas, como conduta de patrulha, retenção e contra retenção de armamento; além de manutenção, manejo e tiro com diversos armamentos.

O coordenador da Regional de Maringá do Depen, Luciano Brito, valorizou a participação dos agentes penitenciários que cumpriram esta etapa na carreira profissional com conclusão do curso.  Além de aprimorar os conhecimentos e as técnicas para a profissão nos agentes, o reflexo será na segurança da região. “Essa profissionalização que o governo do estado, por meio da Sesp e do Depen, tem proporcionado aos nossos agentes penitenciários um aumento no nível de segurança nas penitenciárias”, destaca.

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, que também esteve presente no evento, destaca a oportunidade da capacitação dos integrantes da segurança pública e em um setor muito cobrado pela sociedade. “O que mais chama atenção hoje na Opinião Pública é a segurança e o que que eu achei interessante aqui é a vontade destes agentes em querer se capacitar e evoluir na sua profissão. E isso nos enche de orgulho, com profissionais querendo o seu desenvolvimento em prestar melhores serviços à sua comunidade”, concluí.

Estiveram presentes na cerimônia de formatura prefeito de Maringá, Ulisses Maia Kotsifas; o prefeito de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco; Pastor presidente das Assembleias de Deus de Maringá, Pastor Antonio Ferreira; delegado-chefe da 9ª Subdivisão Policial de Maringá, Dr. Adão Wagner Loureiro; representando a Casa Civil regional de Maringá, Sr. Amauri Donadon Leal; o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira; representando o presidente da Câmara Municipal, o vereador Mario Hossokwa, o vereador Paulo Henrique Biazon.