SOE apreende adolescentes que tentavam arremessar 605 gramas de maconha e 23 celulares em unidade penal de Foz 17/06/2020 - 11:10

Dois adolescentes foram apreendidos por agentes penais do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) quando tentavam arremessar ilícitos para dentro da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II), nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (17/06). Com a dupla, foram apreendidos 605 gramas de maconha, 23 celulares, 22 carregadores, um chip e 510 gramas de fumo.

“Este tipo de apreensão tem aumentado aqui em Foz, devido, também, à suspensão de visitas, os presos estão tentando conseguir ilícitos por meio dos arremessos”, afirmou o coordenador do Depen na região, Marcos Marques.

O caso ocorreu por volta das 3h30, durante rondas de uma das equipes do Setor de Operações Especiais (SOE) do Depen. Os agentes penitenciários teriam percebido a presença dos dois adolescentes, em atitude suspeita, e muito próximo à PEF II.

“Com isso, os agentes os abordaram. Nenhum deles possuía documentação no momento, apenas alegaram serem menores de idade”, afirmou o chefe regional da Divisão de Operação de Segurança (DOS) de Foz do Iguaçu, Diego Dias.

Em seguida, os agentes revistaram a mochila que estava com um dos suspeitos. “Ali, foram encontrados os celulares, o fumo e a droga, já preparados para serem arremessados na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu”, contou Dias.

O chefe regional da DOS explicou que menores de idade são corrompidos para este tipo de prática pelo crime organizado de dentro das unidades penais. “Eles são escolhidos por por ficarem pouco tempo nos Centros de Socioeducação (Cense) e, também, por pagamento de dívidas”, afirmou

Os materiais e os dois menores foram encaminhados à 6ª Subdivisão Policial (6ª SDP), da Polícia Civil, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.