Reunião planeja ação em saúde e qualidade de vida para servidores do sistema penal 22/12/2015 - 15:00

Profissionais da saúde de diversas instituições públicas participaram na última sexta-feira (12), de uma reunião para discutir estratégias para atendimento em saúde biopsicossocial e qualidade de vida dos servidores que atuam nas unidades prisionais do Paraná. O encontro aconteceu na sede da 17º Regional da Secretaria de Estado da Saúde, em Londrina.

A iniciativa é do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), por meio de sua Assessoria de Projetos. "Convocamos representantes de outros órgãos, todos da área da saúde para aprimorar o projeto e formar parcerias. Nossa intenção é levar atendimento aos servidores no próprio local de trabalho ou encaminhá-los para as redes de apoio já existentes", explica Renata Torres, servidora do Depen responsável pelo projeto.

RESULTADOS - Durante o encontro, uma parceria com o curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) já foi firmada. A partir de março, será oportunizado aos servidores que atuam nas unidades penais da região, atendimento psicológico no Hospital Universitário.

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, falou sobre a escolha da cidade para dar início ao projeto, tendo em vista, as dificuldades enfrentadas com a rebelião na PEL2. "Decidimos iniciar o projeto nesta região por entender o momento sensível que esses profissionais passaram nos últimos meses. A intenção é expandir o atendimento aos servidores de todas as unidades penais do Estado", afirma.

O próximo encontro do grupo para implementação das ações será em abril.

PRESENÇAS - Estiveram presente no encontro representantes do Depen, Divisão de Saúde Mental, Divisão de Saúde do Trabalhador, Divisão de Vigilância Sanitária e Divisão de HIV e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde, Assessoria da Secretaria Municipal de Mulheres de Londrina, Divisão de Vigilância Sanitária, Divisão de Atenção Básica e o Centro de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, além de representantes da Universidade Estadual de Londrina.

MUTIRÕES - A população carcerária do Paraná já conta com ações na área da saúde. Desde o segundo semestre do ano passado, foram realizados nove mutirões de saúde em diferentes unidades prisionais, em parceria com a Unioeste e Ministério da Saúde, com o objetivo de estimar a prevalência de HIV e hepatites B e C, com seus respectivos fatores de risco para essas exposições na população carcerária do sistema prisional. A intenção é contribuir no diagnóstico, nas ações de prevenção e imunização das pessoas privadas de liberdade.

Em Londrina, ocorrerá a próxima etapa do mutirão. Os presos serão avaliados entre os dia 28 e 31 de março, nas três unidades de regime fechado.