Regional de Maringá promove atividades do Outubro Rosa para servidoras e custodiadas 24/10/2019 - 15:09

A regional do Departamento Penitenciário (Depen) de Maringá está promovendo diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, sobre a temática do câncer de mama e do colo do útero, voltadas às agentes e às presas das unidades. Entre os eventos, que acontecem esta semana (de 22 a 25/10), estão coletas de exames, palestras e rodas de conversa sobre os cuidados com a saúde.

“Em Maringá, as agentes ainda puderam participar de atividades físicas e de aulas de automaquiagem, autocuidado e autoexame, porque mais do que conscientizar sobre o câncer, é importante promover este tipo de evento como forma de elevar a autoestima dessas mulheres”, afirmou o coordenador da região, Luciano Brito.

Ele também destacou que nesta quinta e sexta-feira (24 e 25/10), as mulheres da regional terão a oportunidade de passar por exames preventivos e palestras visando a manutenção da saúde das envolvidas. “Além de palestras, serviremos coffee break às agentes e às presas, nos quais ofereceremos muitas frutas, pensando também na alimentação saudável”, afirmou.

Também nestes dois dias, no período da tarde, servidoras e presas de Artorga e Goioerê, municípios do norte paranaense, poderão fazer exames preventivos de saúde, com coletas de sangue e papanicolau. A ação é uma parceria com as secretarias municipais de saúde das respectivas cidades e com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA), através da 12ª e da 15ª regionais.

Nesta terça-feira (22/10), na Colônia Penal Industrial de Ponta Grossa (CEPIM) e da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO), agentes penitenciárias tiveram a oportunidade de conversar sobre os cuidados com a saúde e ainda ouviram depoimentos de mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, que ainda estão em tratamento contra a doença.

"Buscamos conscientizar as mulheres para o autocuidado, mas sobretudo para a necessidade dos exames de rotina como a mamografia. Já em relação às mulheres presas, procuramos resgatar a autoestima, e realizar todos os exames preventivos visando a melhoria na qualidade de vida e assistência a saúde", explicou a enfermeira e chefe do Centro Ambulatorial de Saúde em Maringá, Daniela Akemy Yokota, que coordena as atividades na regional.