Projeto sobre contratação de mão de obra carcerária é apresentado para empresários durante reunião da Associação Comercial de Cascavel 10/08/2019 - 12:10

Diretores da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) participaram da reunião semanal da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), na noite desta quinta-feira (08/08). Referência nacional em número de presos que trabalham e estudam, o Depen quer expandir as parcerias entre empresas e órgãos públicos para a contratação de mão de obra carcerária.

Durante a reunião, o diretor da PIC, Leonardo Henrique Dondoni, enumerou as vantagens para as empresas que fecham o convênio para a contratação de presos, entre elas, está a isenção de encargos trabalhistas, como férias, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pagamento de benfício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, as empresas têm segurança sem custo; isenção de água e luz, em caso de baixo consumo; gratuidade da alimentação e aluguel, nos casos de empresas sediadas no estabelecimento penal; inexistência de vale-transporte.

“Com este projeto, estamos viabilizando ferramentas para ressocializar o preso, com qualificação profissional e oportunidade de trabalho. Ao mesmo tempo, criamos condições para o fomento de empresas, oferecendo uma série de vantagens por meio da parceria com o Departamento Penitenciário”, ressaltou o diretor.

De acordo com Dandoni, é importante ressaltar que o preso recrutado para o trabalho passa por rigorosa avaliação. “Além de apresentar bom comportamento carcerário, ele não pode ter envolvimento com facções criminosas, entre outros critérios”, afirmou.

“Estamos evoluindo, isso é importante. Projetos como esse ajudam na reinserção social e ainda incentivam o crescimento das empresas, ou seja, toda a sociedade ganha com o projeto”, enfatizou o vice-presidente da ACIC, Genésio Pegoraro.

UNIDADE DE PROGRESSÃO - No fim de 2018, a Penitenciária Industrial de Cascavel foi transformada em Unidade de Progressão, ou seja, unidade que visa preparar os detentos à volta ao convívio social, após o cumprimento de pena. Hoje, 265 presos trabalham e 337 estudam.

CONVÊNIO - Empresas interessadas em estabelecer convênio com as penitenciárias PIC e PEC, em Cascavel, devem entrar em contato com a direção de cada unidade. Na PIC, o telefone para contato é o 3219-4300 e na PEC, 3223-3942.

PRESENÇAS - Também estiveram representando as unidades penais o vice-diretor da PIC, Rodrigo Augusto Cardoso da Silva e a técnica administrativa da Divisão de Ocupação e Qualificação (DIOQ), da PIC, Sandra Bertelli, além do diretor da PEC, Edinilson da Rocha.

GALERIA DE IMAGENS