Projeto Amigurumi Solidário expande atividades em unidades penais de Foz do Iguaçu 25/03/2025 - 08:27

O Projeto Amigurumi Solidário, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III – Unidade de Progressão (PEF III-UP), no oeste do estado, que já conta com 350 apenados implantados neste canteiro de trabalho com artesanato, expande seus horizontes em uma iniciativa experimental com resultados positivos já na primeira fase de implantação e execução.

A ideia de expandir o projeto da Unidade de Progressão para a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I (PEF I), se mostrou bastante assertiva. Foram disponibilizadas 100 vagas para canteiro de artesanato na PEF I, que prevê remição de pena: a cada três dias trabalhados, um dia a menos de pena.

Para a implementação do projeto, os privados de liberdade escolhidos para ingressarem neste canteiro passaram pela triagem feita por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC), sendo que uma das exigências é o bom comportamento carcerário.

“O projeto Amigurumi Solidário tem uma capacidade transformadora, pois trabalha com a disseminação de uma cultura do bem coletivo, de trazer alegria para crianças carentes. Isso toca profundamente nos participantes, levando a reflexão e a mudança”, frisa o coordenador regional de Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. “A motivação é um dos principais pontos de ancoragem do projeto, entender o porquê da participação é mais importante no processo ressocializador do que o produto final em si. Estabelecer uma base filosófica norteante das atividades é ponto focal, uma mudança de perspectiva, de sentido de vida e do lugar no mundo”, complementa.

A adesão dos custodiados foi bastante significativa, pois as 100 vagas disponíveis que foram prontamente preenchidas correspondem a cerca de um quinto dos internos alojados na PEF I. Houve, de imediato, uma grande mudança no perfil disciplinar, como afirma o diretor da unidade, o policial penal Diego Rodrigues Dias: “Após todo o trabalho de treinamento e conscientização realizados, a adesão foi imediata, superando as expectativas. Percebemos uma mudança no perfil comportamental das PPLs da PEF I que aderiram ao projeto. Houve uma enorme redução das ocorrências disciplinares, o convívio entre os internos melhorou significativamente, e observamos muita motivação em realizar as atividades e ajudar as crianças”, destacou.

O coordenador e idealizador desta ação, o policial penal José Roberto de Morais, credita o sucesso do empreendimento à concepção inicial do projeto: “Todo ser humano em alguma medida deseja fazer algo de relevante para o mundo, quando a pessoa em privação de liberdade entende a motivação do que propomos, há uma transformação gradual de sua conduta”, afirmou.

O Projeto Amigurumi Solidário é uma iniciativa da PPPR em parceria com o Conselho da Comunidade e Vara de Execuções Penais de Foz do Iguaçu. Somente para a Páscoa deste ano, serão confeccionados 1.500 amigurumis a serem distribuídos para 13 instituições beneficentes, filantrópicas e de ensino da administração direta e indireta de Foz do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná