Professores e pedagogos da PEF II passam por formação com foco no aprimoramento da assistência educacional 25/07/2024 - 17:03

Na última terça feira (23), professores e pedagogos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, em Foz do Iguaçu, lotados na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II), participaram de uma formação ministrada pela Professora Marta de Fátima da Silva, mestre em Educação com formação em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), especialista em Gestão Escolar pela PUC Paraná e mestre em Sociedade Cultura e Fronteiras, também pela Unioeste.

O tema da formação foi “Alfabetizar e ou Letrar”, e o objetivo principal da formação foi apresentar aos professores e pedagogos as inovações e técnicas de conhecimento, com foco no processo de ensino e aprendizagem, adaptando as teorias educacionais à realidade ímpar e desafiadora encontrada na alfabetização de pessoas em privação de liberdade. Participaram também da formação, pessoas privadas de liberdade (PPL) que atuam como tutoras de alfabetização do Projeto de Alfabetização em Cela (Projeto PAC).

Atualmente, a PEF II tem aproximadamente 332 pessoas privadas de liberdade matriculadas em alguma série do ensino fundamental e médio e, destas, 93 eram analfabetas e estão tendo o primeiro contato com a alfabetização. Para o atendimento deste público específico, há desafios a serem superados, tanto no que tange ao processo de ensino e aprendizagem, quanto aos relacionados ao ambiente prisional, como afirma a pedagoga da unidade, Marta Luiza da Silva: “Há um trabalho sério sendo realizado, com foco na emancipação do estudante privado de liberdade. As habilidades da linguagem dever ser adquiridas com foco na prática social, atribuindo sentido ao uso da escrita e da leitura”, destaca.

Desafios e Projetos em diversas Unidades Penais - O Ceebja Helena Kolody atua também em outras unidades penais de Foz do Iguaçu, inclusive na mais recente Unidade Penal da região, a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu IV (PEF IV), onde no fim do primeiro semestre de 2024 foi ofertada a realização de Exames Estaduais do EJA (Educação de Jovens e Adultos), tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

A PEF IV realizou também o projeto de leitura do livro “Dom Casmurro”, uma das obras-primas do escritor brasileiro Machado de Assis. O projeto é inserido no programa de Remição por Leitura, que concede diminuição de dias de pena para livros lidos com a apresentação de resenha e avaliação por parte de professor credenciado.

Atualmente, a Unidade PEF IV possui cerca de 200 pessoas privadas de liberdade estudando nas diversas séries de ensino, bem como há um total de 400 PPLs inscritas no programa de remição por leitura. Há também 224 pessoas em cumprimento de pena implantadas em cursos de qualificação promovidos pelas instituições Fanduca e Fatemi. São cursos que promovem o processo de ressocialização através da qualificação profissional, crescimento espiritual e psicológico, com foco no retorno à sociedade.

Profissionais da Educação Qualificados - O desenvolvimento de atividades educacionais de caráter ressocializador passa principalmente pela existência de profissionais qualificados e comprometidos com o processo. As unidades penais contam com professores e pedagogos experientes e cientes de sua missão institucional. Os profissionais participam de formações oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), tanto aquelas ofertadas a todos os profissionais da educação do Estado, quanto as formações específicas para o atendimento do público ao qual estão inseridos no contexto das unidades de tratamento penal. As equipes pedagógicas e a direção do Ceebja Helena Kolody estão em uma constante busca pela aplicação de boas práticas educacionais, e esta busca acaba por refletir na expressividade e relevância dos números alcançados.