Presos participam de semana cultural em unidades prisionais de Curitiba e Região Metropolitana 19/08/2016 - 16:50

Uma série de eventos culturais e esportivos está programada para acontecer a partir da próxima segunda-feira (22) em unidades prisionais de Curitiba e Região Metropolitana. Entre as atividades estão oficinas de dança, cinema, xadrez e rodas de leitura. A abertura oficial acontece na terça-feira (23) às 9h, na Colônia Penal Agroindustrial, no Complexo Penitenciário de Piraquara. As atividades seguem até a próxima quinta-feira (25).

A ação é organizada pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Dr. Mário Faraco, em parceria com a coordenação de educação, qualificação e profissionalização do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Colaboram ainda, instituições parceiras e voluntários.

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, diz que a iniciativa traz resultados positivos a pessoa privada de liberdade. "A participação do preso nessas atividades é fundamental no processo de ressocilização, que envolve não somente as iniciativas do Estado, mas também a participação da sociedade nesse processo", afirma Cartaxo.

Segunda a diretora do Ceebja Dr. Mario Faraco, Nelma Eliane Sequineli Lemos, a semana cultural faz parte da programação escolar e acontece todos os anos no sistema prisional. As ações são voltadas, prioritariamente, para os detentos que já participam de alguma atividade de ensino.

"A expectativa é que possamos trabalhar mais uma vez o resgate da cidadania e da autoestima da pessoa privada de liberdade. Nós acreditamos que a educação é um dos principais caminhos para modificar e trazer um novo horizonte para a vida dessas pessoas", opina a diretora.

PROGRAMAÇÃO - Estão previstas rodas de leitura da Fundação Cultural de Curitiba, apresentações de filmes pelo projeto Cinespar, oficinas de artesanato, exposição de fotos do projeto Olhares da UFPR e torneios esportivos. Além disso, serão ofertadas palestras de temas variados como "Inteligência Emocional", "Sexualidade Humana", "Capoeira e Identidade Cultural", "Cidadania e Direitos Humanos", "Saúde da Mulher", "Saúde do Homem"e "Prevenção às drogas e Cidadania".

ESTADO - As atividades culturais ocorrem durante esse mês em todos os Ceebjas que atuam em unidades prisionais de todo o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS