Presos do sistema prisional são premiados em concurso de contos de Natal 23/12/2016 - 16:06

O primeiro concurso de contos de Natal do sistema prisional paranaense premiou presos custodiados em unidades penitenciárias do Estado. Ao todo, foram 610 participantes. Doze contos finalistas foram selecionados em todo o Estado. A ação tem por objetivo motivar a produção textual do gênero e desenvolver habilidades de leitura e escrita dos detentos. A premiação foi realizada entre os dias 15 e 22 de dezembro.

Realizado pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Academia Paranaense de Letras, Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Marcelo Almeida Cultura (MAC).

"Acreditamos que a educação seja capaz de trazer uma nova perspectiva e novos horizontes para o preso. A intenção do concurso é propiciar a reintegração do detento por meio da escrita e da literatura", afirma o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura.

ETAPAS - O concurso foi realizado em duas etapas, fase regional e estadual. A primeira delas contou com a seleção de cinco contos de cada um dos nove Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que atuam nas unidades penitenciárias. Em seguida, os 45 contos premiados nas etapas regionais concorreram na etapa estadual, que selecionou os 12 melhores contos do concurso.

Uma das premiações prevista em edital e uma das mais aguardadas foi a visita especial de Natal, que permitiu que os presos participantes classificados nas etapas regionais (os cinco primeiros) recebessem a visita de cinco familiares ao mesmo tempo. No sistema prisional é permitida a entrada de até dois familiares por visita.

Além disso, o edital previa ainda a publicação de um livro digital com os 12 contos finalistas, a divulgação dos textos premiados em jornal impresso, certificados, camisetas e livros de literatura.

TEMA – Segundo a coordenadora de educação do Depen, Glacelia Quadros, o tema foi escolhido com o intuito de motivar relações harmônicas neste final de ano. "É um período delicado nas unidades penais, já que muitos presos não recebem visita da família. Com o concurso queremos incentivar a reflexão e a busca do sentindo autêntico do Natal", explica ela.

Participaram do concurso os presos que integram o Projeto de Remição de Pena pela Leitura ou aqueles que estão matriculados na Educação Básica. As inscrições foram feitas por regiões, por meio dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que atuam nas unidades penitenciárias.

Confira os contos premiados:

O maior presente de todos – Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG)
Encontro e reencontro de Natal – Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon)
Um pedido de Natal – Casa de Custódia de São Jose dos Pinhais (CCSJP)
Noite de fraternidade com o menino de rua – Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco)
Sementes, lágrimas e a magia do amor – Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG)
Natal inusitado – Complexo Médico Penal (CMP)
Boneca de pano – Casa de Custódia de Londrina (CCL)
Uma carta para Papai Noel – Centro de Reintegração Feminino (CRESF)
Presente de Natal – 3º Distrito Policial de Londrina
Surpresa de Natal – Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag)
Natal: tempo de reflexão e mudança – Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Este (Peco)