Presos da Penitenciária de Foz do Iguaçu participam de projeto de filosofia 12/09/2016 - 11:10

Sócrates, Aristóteles e Platão agora fazem parte da rotina de estudos de presos custodiados na Penitenciária de Foz do Iguaçu II, na Oeste do Estado. O projeto "Filosofando - do ensino a um projeto de vida" tem o objetivo de contribuir para a autonomia e a ampliação de visão de mundo da pessoa privada de liberdade, além de prepará-la para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ofertado pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, o projeto já atendeu 16 presos que estão matriculados no Ensino Médio. A proposta surgiu de uma ideia da pedagoga Luz Marina e do professor Fábio Vicente. Os dois sentiram a necessidade de preparar os alunos que estão matriculados e que pretendem fazer o Enem, uma vez que não há a oferta da disciplina de Filosofia no Ceebja.

“Esse projeto visa contribuir para que o detento desenvolva sua autonomia intelectual para que seja capaz de controlar diferentes interpretações e construir sua própria versão do mundo e, concomitantemente, prepará-los para o Enem", explica o professor de História e Filosofia Fabio Vicente.

Para o preso S. G. A., o projeto o fez refletir sobre a sua própria condição. “O projeto foi ótimo, nos fez pensar e até mesmo autocriticar a nossa existência. Me fez parar para pensar e refletir o porquê de tudo. Hoje eu me pergunto por que fiz aquilo e o motivo de eu estar aqui", reflete ele.

OPORTUNIDADE – Caso sejam aprovados no Enem, os presos terão a oportunidade de concluir o Ensino Médio ou pleitear vagas em universidades. Além de aprender mais uma disciplina, o projeto também contribui para a reintegração social das pessoas em privação de liberdade. Com uma carga horária de 20 horas, o curso pode ser usado para a remição da pena do detento.

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