Presos da Penitenciária Industrial de Cascavel participam de mostra cultural 07/07/2016 - 08:40

Presos da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), região oeste do Estado, participaram na última semana da mostra cultural Arte é Cidadania, atividade que encerrou o primeiro semestre letivo. A ação foi realizada em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Wilson Antonio Neduziak.

Com orientação dos professores, os detentos produziram trabalhos com diferentes temas relacionados às disciplinas de geografia, matemática, língua portuguesa, alfabetização, química, educação física, arte, ciências e biologia. Dentre as produções foram elaboradas peças teatrais, obras artesanais, música, poesias, murais, origamis, entre outras.

Uma das peças encenadas, “O frio que vem de dentro”, trabalhou reflexões sobre o preconceito, avareza, exploração e individualidade. A peça “Família Aedes Aegypti”, retratou o desafio da sociedade em controlar o mosquito da dengue. Foram produzidos ainda dobraduras orientais, conhecidas como Tsurus, simbolizando a paz e a liberdade, conceitos trabalhados em sala de aula, além de apresentações musicais.

“A parceria com a escola permite que os detentos possam se desenvolver e também propicia um clima de harmonia e serenidade entre todos”, afirma o diretor da unidade, Valdecir Glalik Alves.

Para a diretora do Ceebja, Silmara Eliane de Souza, uma escola no sistema prisional funciona quando o trabalho é coletivo, com apoio de todos os profissionais. “Sem a colaboração dos diretores da unidade penal e de todos os agentes penitenciários não seria possível à realização de todas estas atividades”, diz ela.