Presos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa disputam campeonato de futsal 04/02/2020 - 18:19

A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) está promovendo o “1º Campeonato de Futsal” da unidade. Mais de 400 presos, divididos em 45 equipes, estão participando dos jogos, que ocorrem diariamente. Para a abertura do competição, em janeiro, foi feita uma solenidade, com momento cívico e execução do Hino Nacional.

Para fazer parte da atividade, os internos precisam se enquadrar em requisitos de comportamento e disciplina. “Além de proporcionar momentos de recreação e atividades esportivas aos presos, serve como uma forma de compensação aos internos que, durante o cumprimento de suas penas, respeitam e obedecem as normas de disciplina que lhes são impostas”, o coordenador regional do Depen, em Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira.

O campeonato já faz parte do calendário de atividades sociais da unidade. “A prática esportiva contribui para a convivência harmoniosa entre os presos. A expectativa gerada pelo campeonato, por si só, acarreta uma redução significativa de procedimentos disciplinares envolvendo os detentos e isso contribui para o andamento de todos os demais trabalhos realizados”, destacou o coordenador regional.

Na abertura, que ocorreu em janeiro, Silveira enfatizou, em discurso, a necessidade da disciplina e do respeito que os presos devem manter com todas as pessoas que se relacionam para que outras atividades como esta possam ser desenvolvidas na penitenciária.

No fim do torneio, previsto para o fim do mês de março, está prevista uma premiação, com troféu e medalha, aos quatro primeiros colocados: o artilheiro do campeonato e o melhor goleiro, além de uma premiação para o time mais disciplinado do torneio.

XADREZ - Os presos da PEPG também tiveram a oportunidade de participar de um torneio de xadrez, no final do ano passado. As disputas preliminares ocorreram dentro das próprias celas e, ao final, os “campeões” de cada galeria disputaram um triangular para a definição do Campeão Geral.

O torneio, incentivado pela direção da unidade, foi idealizado pelo agente penitenciário Wander Dantas. “É necessário proporcionar momentos recreativos aos apenados, principalmente quando os índices de faltas disciplinares ficam reduzidos. Isso incentiva os presos a manterem sempre o bom comportamento”, comentou o agente.