Presos da Cadeia Pública de Curitiba recebem atendimento jurídico 09/08/2019 - 07:50

Em parceria com o Departamento Penitenciário Estadual (Depen), os 130 presos custodiados da Cadeia Pública de Curitiba receberam atendimento de defensores públicos do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal (NUPEP) da Defensoria Pública do Estado do Paraná, nesta quarta-feira (07/08). “Queremos que ações como esta sejam realizadas cerca de uma vez por mês”, destacou o coordenador regional do Depen de Curitiba, Marcos de Paula.

De acordo com o coordenador, 80% dos presos custodiados nesta unidade são presos provisórios, ou seja, pessoas que foram acusados de um crime, mas ainda aguardam o julgamento. “Este é um procedimento que costuma ser feito com presos já condenados, mas resolvemos buscar atendimento para aqueles que não têm assistência jurídica ou estão sem dinheiro para cobrir a fiança, por exemplo”, explicou.

Para alguns presos, explicou De Paula, faltam alguns detalhes para que eles possam ganhar a liberdade. “É válido ressaltar que nesse mutirão não concedemos nenhum benefício propriamente dito, mas que buscamos ajuda para que sejam resolvidas as questões necessárias para o julgamento”, afirmou.

Ele ainda destacou a importância de parcerias com outros órgãos para a retirada de presos do sistema penal. “Estamos buscando fechar acordos para que possamos reduzir o número de presos e abrir vagas nas unidades prisionais. Este foi o primeiro passo, estamos caminhando para termos mais ações, em mais unidades”, afirmou.

GALERIA DE IMAGENS