Presas no regime semiaberto mulheres participam de grupo de dança 22/12/2015 - 14:48

Um novo projeto cultural foi lançado no Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF). É o grupo de dança Focus on Cross, que tem por objetivo a ressocialização de mulheres privadas de liberdade por meio de atividades culturais.

O estilo do grupo é o 'Hip Hop' ou 'dança de rua', como é conhecida popularmente. As presas ensaiam uma vez por semana e se apresentam na própria unidade e também em igrejas, acompanhadas de uma equipe técnica da CRAF.

O projeto é coordenado pelo servidor Roque Rogério Veríssimo, assistente social do Patronato Central, que desenvolve atividades culturais como música, canto, dança e palestras de conscientização com 42 mulheres na unidade.

"A ideia é proporcionar a essas mulheres um momento de reflexão. Escolhemos atividades que elas tenham proximidade, que se interessem, como é o caso do hip hop, mas com foco em discussões como dependência química e a criminalidade, por exemplo", explica Veríssimo.

O grupo de dança conta inicialmente com oito mulheres, mas após a primeira apresentação em dezembro, outras se candidataram a uma vaga. "Esses projetos são gratificantes para nós, porque percebemos uma mudança positiva no ambiente. As presas aos poucos se interessam em participar das atividades e constroem um novo rumo", conta a diretora da CRAF, Catarina Dinalva de Jesus Lara.

SEMIABERTO - Atualmente a CRAF conta com 128 mulheres, 115 delas se encontram implantadas em canteiros de trabalho e 97 em atividades de estudo.

GALERIA DE IMAGENS