Presas da PFF-UP são certificadas após curso de corte e costura 25/10/2020 - 15:50

Vinte e sete presas que trabalham no canteiro da empresa Linho Branco, instalada dentro da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP) receberam certificado de conclusão de cursos na área de costura. O evento ocorreu na quarta-feira (21/10). Cada uma delas passou por cerca de 240 horas de aula e estão aptas a costurar em várias modalidades e a operar diferentes máquinas de costura.

As aulas ainda incluíram instruções de corte, embalagem e manutenção. “Elas aprenderam a lidar com uma máquina de etiquetagem que serve para embalar o produto e, também, a fazer toda a manutenção das máquinas, para aprenderem a consertar os equipamentos no caso de algo estragar. Foram ensinadas, por exemplo, a desmontar e a montar e ainda a detectar eventuais problemas”, afirmou a diretora da PFF-UP, Cláudia Grignet Fardoski Souto.

O curso e o evento de certificação foram organizados em uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná, através da PFF-UP, a empresa Linho Branco e a Igreja Universal do Reino de Deus. “Essa capacitação é extremamente importante para devolver essas mulheres à sociedade de maneira digna e para que possam ter condições de buscar seu sustento e o de sua família, sem ter que recorrer ao crime”, contou Cláudia.

Além disso, segundo ela, o curso gerou remição de pena às participantes. “Este certificado de 240 horas de aula contribui para a diminuição no tempo de pena das presas e as capacita para poderem ingressar no mercado de trabalho após saírem da Penitenciária”, contou a diretora da PFF-UP.

De acordo com ela, a certificação contribuiu, também, para que as presas se sentissem melhor. “O evento foi muito bonito, bem organizado, parecia uma formatura mesmo, e contribuiu muito também com a auto-estima das detentas”, disse Cláudia. “Importante ressaltar que os cursos foram ministrados pela própria equipe da empresa Linho Branco, que já está em contato diário com as detentas, em razão do trabalho”, completou.

GALERIA DE IMAGENS