Policial Penal recebe homenagem por seu trabalho em prol dos direitos humanos no sistema prisional do Paraná 24/05/2024 - 17:30

Na tarde desta sexta-feira (24), durante o Festival de Direitos Humanos – Cine Debate, a policial penal Marilu Katia da Costa foi homenageada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU) em reconhecimento ao seu trabalho em prol dos direitos humanos, realizado no Centro de Integração Social (CIS).

O evento visa homenagear pessoas, instituições, organizações da sociedade civil e governamental que têm contribuído significativamente para promover e proteger os direitos fundamentais. Ao todo, serão 13 homenageados. O festival ocorreu no Palácio das Araucárias, em Curitiba, sendo aberto ao público e teve como objetivo enfatizar a importância dos direitos humanos no Estado do Paraná.

Para destacar a relevância dessa causa, o evento contou com diversas atrações artísticas e musicais através de exposições e performances. As expressões culturais visam conscientizar a comunidade sobre a necessidade de garantir e promover os direitos humanos na sociedade.

Marilu Katia da Costa foi homenageada pelo seu comprometimento e trabalho realizado no Centro de Integração Social (CIS), unidade de progressão feminina referência no país, onde é diretora. A atuação de toda a equipe da unidade tem sido crucial para garantir os direitos das mulheres encarceradas, através de um ambiente mais humano e justo que promova a reintegração social de forma efetiva.

A coordenadora de Direitos Humanos da SEJU, Nádia Alves de Souza Leandro, compartilha que é de suma importância destacar o esforço que a Polícia Penal realiza no CIS, para que sirva de inspiração a outros estados e países.

“Enquanto Coordenação de Direitos Humanos, visitamos algumas instituições públicas e privadas para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos em prol dos direitos humanos. Foi assim que conhecemos o trabalho do CIS e ficamos encantados com a humanização da pena e a organização que é feita na unidade. Por isso, entendemos que homenagear, através da Marilu, todo o esforço realizado na unidade com as mulheres privadas de liberdade”, destaca Nádia.

O Centro de Integração Social (CIS) é uma unidade feminina de progressão, inaugurada em 2020, que segue os princípios da humanização, justiça restaurativa, corresponsabilidade, sociabilidade e governança sustentável. A unidade possui uma estrutura diferenciada com alojamento ao invés de celas, destacando-se no sistema prisional brasileiro.

A unidade garante ocupação em tempo integral a todas as apenadas por meio da oferta de atividades e cursos de todas as etapas de ensino – desde o básico até a graduação. Entre os requisitos necessários que as custodiadas devem se encaixar para serem transferidas para essa unidade, está a fase final de cumprimento de pena.

Segundo a diretora do CIS, Marilu Katia da Costa, o índice atual de reincidência criminal da unidade é de apenas 1,8%. “Qualificar a porta de saída do sistema prisional é essencial para que essas pessoas que ficaram encarceradas possam recomeçar suas vidas na comunidade com mais conhecimento. Esse conhecimento proporciona o empoderamento e escolhas mais acertadas e assertivas, contribuindo para a redução da reincidência criminal”, explica.

"Estou extremamente feliz com essa homenagem que recebi hoje, que reflete a profissionalização da Polícia Penal. Tenho 18 anos de dedicação ao sistema prisional, durante os quais vimos uma evolução significativa na nossa estrutura. Trabalhamos com os três regimes de execução, o fechado, semiaberto e aberto, e nos esforçamos para oferecer um processo de ressocialização eficiente. E sempre nos esforçamos para isso. Agradeço por esse reconhecimento, isso é um estímulo para continuarmos a nossa missão de transformar vidas", finalizou.