Policiais penais de Maringá são capacitados em habilitação de pistola 18/08/2023 - 16:42
Um grupo de 11 policiais das unidades prisionais de Maringá iniciou nesta quarta-feira (16) um treinamento para habilitação de pistola PT.40, com instruções teóricas e práticas. O curso é promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) da Polícia Penal do Paraná.
Nesta etapa da habilitação, os servidores têm atividades práticas e o teste de aptidão de tiro. Para chegar a esse nível, já apresentaram o laudo individual com avaliação psicológica e foram aprovados em prova teórica.
As aulas estão sendo ministradas pelo Setor de Operações Especiais (SOE) da PPPR, com o objetivo de aumentar a qualificação dos policiais penais para o desenvolvimento de suas funções. Somente após a aprovação no curso, o policial poderá receber a arma por meio de cautela (documento de registro do porte de arma institucional).
Participaram do treinamento policiais penais lotados na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), na Casa de Custódia de Maringá (CCM) e na Colônia Penal Industrial de Maringá - Unidade de Progressão (CPIM).
O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, explica que desde a transformação do departamento penitenciário para o departamento de Polícia Penal do Paraná, todos os nossos profissionais têm passado de forma recorrente em cursos de habilitação e formação profissional continuada: “Para que cada vez mais estejam aptos e devidamente formados para o exercício de sua funções”.
O coordenador regional de Maringá da PPPR, Júlio Cesar Vicente Franco, disse que desde 2019 a Polícia Penal vem proporcionando cursos de habilitação para o uso de pistola PT.40: “Só neste ano, é o segundo curso ofertado. A ideia é que todos os policiais estejam preparados para exercer suas funções brevemente”.
Segundo o instrutor Cesar Augusto, o treinamento teórico e prático "traz dinâmicas de suma importância para a atividade policial, aumentando ainda mais a qualificação para o exercício da função junto à sociedade".