Policiais penais conhecem fase final da fabricação de coturnos e sapatos que inicia com mão de obra de apenados 27/05/2024 - 18:05

Nesta segunda-feira (27), policiais penais da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) realizaram uma visita técnica à matriz da empresa Kadesh, que confecciona sapatos e coturnos, localizada no município de Imbituva. A visita teve como objetivo conhecer o processo final da confecção dos calçados de segurança, que começam a ser produzidos no canteiro de trabalho da penitenciária com mão de obra prisional.

Atualmente, a PIG emprega 160 pessoas privadas de liberdade, que se dedicam ao corte e costura do cabedal do calçado, o material que recobre os pés, e toda a parte que está acima do solado. Essas são as atividades iniciais no processo de produção dos calçados que posteriormente são finalizados na matriz da empresa. Esta parceria proporciona aos internos uma oportunidade de trabalho e capacitação profissional, contribuindo para sua reintegração social. O canteiro de trabalho também prevê a remição de pena aos custodiados envolvidos na produção, na qual a cada três dias trabalhados eles têm um dia a menos de suas penas.

O diretor-executivo da empresa, Diego Lins, em suas palavras enfatizou que a parceria estabelecida com a Polícia Penal do Paraná (PPPR) tem demonstrado um impacto positivo significativo, não apenas na vida dos participantes, mas também na sociedade como um todo. “Acreditamos que essa colaboração tem sido fundamental para promover a reintegração social e, fazer parte disso, oferecendo-lhes oportunidades de trabalho e desenvolvimento de habilidades nas unidades produtivas, é bastante gratificante”, destaca. “Agradecemos a PPPR pelo apoio e pela confiança depositada em nossa empresa. Continuaremos empenhados em fortalecer essa parceria e ampliar as oportunidades de ressocialização através do trabalho, mantendo nosso propósito de fazer a diferença na vida dessas pessoas e na sociedade”, complementa.

O diretor da Penitenciária Industrial de Guarapuava, Renato Silvestri, destacou que a visita à matriz da empresa foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de levar os inspetores e o pessoal da segurança para conhecer in loco como funciona uma empresa que é uma das maiores parceiras da nossa unidade. Essa visita nos propiciou termos uma dimensão de todo o trabalho que é desenvolvido pela empresa, que possui uma parte da produção dentro da PIG”, enfatiza.

O diretor da Regional Administrativa da PPPR em Guarapuava, Marlon Rafael Picioni, que também acompanhou a visita, destacou a importância dessa parceria já consolidada e a necessidade de estendê-la para outras cidades onde há mão de obra de pessoas privadas de liberdade. “Essa colaboração é fundamental para oferecer novas oportunidades e capacitação profissional aos apenados, além de fortalecer a reintegração social e a contribuição para a comunidade”, afirma.

Após a visita técnica, os policiais penais e os funcionários da Kadesh participaram de uma animada partida de futebol. O evento serviu para estreitar os laços entre as instituições e promover a integração e o espírito de equipe entre os participantes.