Polícia Penal promoveu ações de valorização da vida no Setembro Amarelo 09/10/2024 - 17:15

Durante o mês dedicado à prevenção ao suicídio, a Polícia Penal do Paraná promoveu dentro do sistema penitenciário diversas ações onde pessoas privadas de liberdade e servidores receberam informações e debateram sobre o tema da saúde mental.

A diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, ressaltou a importância da abordagem do assunto. “Proporcionando ações de conscientização como as do setembro amarelo, a Polícia Penal do Paraná vai de encontro com a Lei de Execução Penal, que garante dignidade e a reintegração social das pessoas privadas de liberdade. Ainda mais se tratando de um tema tão delicado e válido como a preservação da vida”, disse.

As atividades, que foram organizadas pelas próprias regionais administrativas da PPPR de todo o estado, mediante acompanhamento de especialistas, tiveram como objetivo além de conscientizar sobre o tema, prestar serviços de apoio e melhorar a saúde mental dos custodiados. A campanha teve maior destaque em algumas regionais: 

Em Cascavel, por meio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Wilson Antônio Neduziak, o tema foi trabalhado nas salas de aula das penitenciárias Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP) e Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC), durante os 30 dias de campanha.

Na PIMP também foram promovidas palestras e rodas de conversa com psicólogas, no dia 24. E, no dia 26, os custodiados ainda participaram de atividades de valorização à vida realizadas pelo curso de Psicologia da Faculdade Assis Gurgacz. 

Já no município de Pitanga, da Regional de Guarapuava, a Secretaria de Saúde deu início a um projeto voltado para as mulheres privadas de liberdade da Cadeia Pública Feminina. O Projeto Plano de Ação de Saúde busca promover o bem-estar físico e mental, com atividades de educação física semanalmente, além de palestras quinzenais com uma assistente social e sessões com uma nutricionista. Também são oferecidos grupos de trabalho conduzidos por uma psicóloga, que visam fortalecer o suporte psicossocial e contribuir para a reintegração social dessas mulheres.

Essa parceria estabelecida entre a Polícia Penal e a Secretaria da Saúde de Pitanga  que começou no mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, será desenvolvida ao longo dos próximos meses.

Em Londrina, foram realizadas palestras, atividades em sala de aula e rodas de conversa, durante todo o mês. Como ato simbólico também foi promovido o plantio de girassois, que florescerão daqui alguns meses. As ações aconteceram por meio de parceria entre a Cadeia Feminina de Londrina, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Manoel Machado e o Conselho da Comunidade de Londrina.

Além disso, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná promoveu seis palestras sobre o tema, por meio do Prumos - programa que oferece suporte à saúde mental dos servidores e familiares. Em setembro, os eventos aconteceram em Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. Contando com a presença de servidores da Polícia Penal e de outras forças das suas respectivas regionais, as ações foram encerradas hoje pela manhã, em Curitiba. 

 

GALERIA DE IMAGENS