Polícia Penal promove tarde de lazer para crianças de egressos e monitorados, em Maringá 21/10/2024 - 15:05
A Polícia Penal do Paraná, por meio do Complexo Social de Maringá, organizou uma tarde de atividades em comemoração ao Dia das Crianças, no último sábado. O evento, que já está em sua segunda edição, é destinado a filhos de egressos e monitorados da regional de Maringá com objetivo de reunir e integrar famílias em momentos de lazer e bem-estar.
Visando criar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, a tarde aconteceu na sede do Complexo Social, onde a rua foi fechada para a programação, que contou com diversas atividades recreativas, como pescarias, desenhos para colorir, pula-pula, piscina de bolinhas, jogos e oficinas. Além disso, foram distribuídos lanches e brinquedos ao longo da tarde.
“A Polícia Penal do Paraná, por meio da Divisão de Tratamento Penal, tem investido em programas de apoio às famílias de pessoas em situação de monitoramento ou que já cumpriram pena. O Complexo Social de Maringá faz parte dessa divisão e investe em iniciativas que humanizam o sistema e ampliam as oportunidades de inclusão, demonstrando que a reintegração social é um passo fundamental para construir uma sociedade mais justa e segura”, enfatizou o diretor regional de Maringá, Júlio César Vicente Franco.
Para a realização do evento, o Complexo Social, através do projeto de extensão do Núcleo de Apoio ao monitorado (NUPEM), contou com diversos parceiros, que contribuíram com doações de brinquedos, alimentos e brindes. Entre eles, o Rotary Club Parque do Ingá e o Conselho da Comunidade de Maringá. Outra parceria consolidada foi o Sicredi Dexis: “É fundamental integrar as pessoas na sociedade e trazer boas referências. Uma criança que participa de um evento como este pode, no futuro, desenvolver uma visão mais positiva da vida” afirmou o gerente da instituição, Valter Bomfim.
O coordenador do Complexo Social de Maringá, José Paulo Viana da Silva, ressaltou a importância de iniciativas como essa e da formação de parcerias para fortalecer os laços familiares e promover a inclusão social. "Queremos mostrar que a sociedade pode e deve acolher essas famílias. Com empatia, dedicação e parcerias, podemos ajudá-las a superar dificuldades e construir um futuro melhor. As crianças são parte essencial desse processo, e proporcionar momentos de felicidade e descontração contribui para o seu desenvolvimento. Também cito o Núcleo de Apoio ao Monitorado (NUPEM) e a Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), que se empenharam para o sucesso do evento”.
A mãe de duas meninas e egressa do sistema penal esteve na ação acompanhada de suas filhas e sobrinhos. “Participei do evento no ano passado com minhas filhas e voltei este ano com meus sobrinhos. Está sendo uma tarde muito agradável para todos nós”, relatou.
O evento contou com a participação do projeto Bem Dita Vestidos, que doa vestidos, tiaras e pulseiras para crianças em vulnerabilidade social e da Secretaria da Mulher, que também doou absorventes para as mães presentes. E, ainda, com a presença do juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedorias dos Presídios de Maringá, Fábio Bergamin Capela, que levou sua filha para participar das atividades.
Dessa forma, a tarde de lazer reuniu cerca de 60 pessoas, reafirmando o compromisso da Polícia Penal do Paraná em acolher e apoiar as famílias em processo de reintegração social.