Polícia Penal promove palestras sobre valorização da vida em colégios estaduais de Laranjeiras do Sul 17/10/2024 - 17:09
Em uma ação de conscientização, policiais penais ministraram palestras em mais de 12 colégios estaduais de Laranjeiras do Sul, ao longo de 2024. Em parceria com o Núcleo Regional de Educação do município, o objetivo da iniciativa é levar informações sobre o sistema penitenciário, prevenir o uso de drogas e ressaltar a importância da valorização da vida para os jovens.
O projeto, iniciado em 2023, já atendeu 2.543 adolescentes de sete colégios estaduais. Em 2024, mais de 1.843 estudantes participaram das palestras que, além de conscientizar os jovens, visam fortalecer o diálogo entre as instituições educacionais e de segurança pública.
Os policiais penais, com base em suas experiências diárias dentro do sistema prisional, compartilham relatos reais e reflexões sobre as consequências das escolhas tomadas, reforçando a necessidade de que os jovens adotem atitudes responsáveis e conscientes.
“O projeto Escolhendo a Vida tem efetivamente conscientizado adolescentes sobre as consequências dos atos infracionais, haja vista o aumento de pedidos e demanda da colaboração da PPPR nas escolas. Professores se sentem valorizados com essa parceria e crianças e a sociedade em geral têm a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do sistema prisional. Acreditamos que a melhor forma de combate à violência e criminalidade é a prevenção”, afirmou a policial penal Abilene Stefanoski, uma das palestrantes.
Para a coordenadora pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, a ação tem grande importância, pois o contato da Polícia com os jovens traz um conjunto de experiências que amparam a sociedade. “A parceria entre a Polícia Penal e o Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, no desenvolvimento do projeto “Escolhendo a Vida”, traz conhecimento e reflexão aos nossos estudantes que são nosso público alvo, transmite informações relevantes para uma vida de sucesso aos nossos alunos, bem como serve de amparo aos nossos profissionais da Educação”, destacou.