Polícia Penal participa da abertura do Junho Paraná Sem Drogas 04/06/2024 - 15:45
O Junho Paraná Sem Drogas é uma iniciativa coordenada pelo Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (NEPSD), da Secretaria da Segurança Pública (SESP), que visa desenvolver ações de incentivo à prevenção e ao tratamento do uso de drogas. O principal objetivo é diminuir e minimizar os efeitos sociais decorrentes da utilização de drogas lícitas e ilícitas.
A Abertura Institucional do Junho Paraná Sem Drogas ocorreu na tarde desta segunda-feira (03), com a participação exclusiva de membros das forças de segurança pública, autoridades e especialistas da área.
A sessão institucional focou na discussão sobre os Canabinoides Sintéticos, que são substâncias que agem nas mesmas regiões do cérebro que o princípio ativo presente nos cigarros de maconha, mas que podem ser utilizados e comercializados de diferentes maneiras. Segundo a NEPSD, essas substâncias representam um desafio significativo para a segurança e saúde pública, devido aos seus efeitos imprevisíveis e potencialmente perigosos.
O evento iniciou com uma apresentação técnica da Polícia Científica sobre esse novo entorpecente e como são realizadas as análises laboratoriais dele. Logo após, o diretor de segurança penitenciária da Polícia Penal do Paraná (PPPR), João Paulo Schlemper, e a policial penal Fabiana Polli apresentaram as estratégias de segurança utilizadas no sistema prisional para combater a entrada de Canabinoides Sintéticos e outras drogas em unidades penais, destacando a importância de ações preventivas.
“A participação da Polícia Penal na Abertura Institucional do Junho Paraná Sem Drogas foi importante para que os servidores da segurança e autoridades alheias ao sistema prisional entendam as dificuldades que encontramos para prevenir a entrada de entorpecentes como as Drogas K, que as organizações criminosas conseguem achar caminhos para ludibriar a fiscalização”, compartilha Schlemper.
A policial penal Fabiana Polli reforça que os Canabinoides Sintéticos têm se mostrado um desafio ao sistema penitenciário em todo país: “Poder debater esse tema atual e relevante foi muito gratificante. As dificuldades enfrentadas e os planejamentos que serão implementados necessitam de um conhecimento específico, e essa ação foi o primeiro passo para o enfrentamento desse problema”.
Segundo o coordenador do NEPSD, Renato Bastos Figueiroa, este é o segundo ano que ocorrem duas aberturas para as ações do Junho Paraná Sem Drogas, uma institucional e outra aberta ao público.
“Iniciamos nossa abertura institucional falando acerca dos Canabinoides Sintéticos, que são as famosas ‘Drogas K’, que estão em evidência e nos preocupam enquanto servidores públicos, principalmente os que compõem as forças de segurança. A antecipação de capacitações sobre nossas problemáticas sociais relacionadas às drogas é de extrema importância para que possamos atuar da melhor forma possível em prol dos cidadãos paranaenses”, explica Figueiroa.
ABERTURA AO PÚBLICO – Nesta terça-feira (04), ocorre a abertura oficial do Junho Paraná Sem Drogas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A programação conta com palestras e especialistas na área.
Você pode conferir a programação das ações do Junho Paraná Sem Drogas clicando aqui.