Polícia Penal inova na educação de apenados com o uso de tablets na Unidade de Progressão de Ponta Grossa 13/12/2024 - 17:56

Uma iniciativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) Profº. Odair Pasqualini, tem transformado a educação dentro da Unidade de Progressão de Ponta Grossa (UPPG) por meio do uso de tablets. Esse projeto integra os esforços da PPPR e da Secretaria de Educação (SEED) para promover a inclusão social por meio da educação. Aproximadamente 50 pessoas privadas de liberdade se beneficiam do novo método de ensino. Os tablets utilizados não possuem acesso livre à internet, somente a plataforma utilizada pelos professores para aplicação dos conteúdos de estudo.

A utilização de tablets nas salas de aula tem gerado um impacto significativo na forma como os estudantes em situação de privacidade de liberdade aprendem. Graças a aplicativos educacionais, simulações interativas e ferramentas como o Padlet, a plataforma utilizada nas aulas, o aprendizado se tornou mais dinâmico e eficaz. Essa abordagem tem ampliado o acesso ao conhecimento, incentivando a curiosidade e promovendo o engajamento. 

No Ceebja, disciplinas como matemática e geografia têm se beneficiado amplamente dessa tecnologia. O professor Marcos Otávio Krik da Luz Lemes usa os tablets para tornar conceitos abstratos mais tangíveis, utilizando animações e gráficos. Na geografia, o professor Eduardo Lara Cardozo explora mapas interativos e imagens de satélite, possibilitando aos alunos compreenderem fenômenos geográficos de maneira aprofundada. 

Uma das iniciativas de maior impacto foi conduzida pelo professor Eduardo, que promoveu um debate com os alunos da Unidade de Progressão em Ponta Grossa para identificar soluções que conciliem trabalho e estudos noturnos. Utilizando a plataforma Padlet, os estudantes compartilharam experiências, ideias e desafios, culminando em propostas como o uso de aplicativos e plataformas digitais para organização e estudo e a criação de competições internas de conhecimento entre galerias. 

A adoção de tablets tem gerado diversos benefícios, como o engajamento com atividades interativas para tornar o aprendizado mais motivador; o estímulo da criatividade e pensamento crítico; o acesso a informações atualizadas em tempo real e a personalização do aprendizado, tendo em vista que os professores podem adaptar atividades às necessidades individuais dos alunos. 

Transformando vidas - Ao combinar educação de qualidade com tecnologia, o projeto liderado pela Polícia Penal e o Ceebja Profº. Odair Pasqualini está proporcionando novas oportunidades para as pessoas privadas de liberdade. Mais do que uma ferramenta de ensino, os tablets representam um passo importante para a ressocialização. 

O diretor regional da Polícia Penal em Ponta Grossa, William Ribas, destacou a importância da iniciativa: “O uso de tecnologia, como os tablets, está mudando a realidade educacional dentro das unidades prisionais. Essa parceria com o Ceebja permite não apenas o acesso ao conhecimento, mas também contribui diretamente para a ressocialização e a construção do futuro desses alunos”, afirmou. 

A diretora do Ceebja Profº. Odair Pasqualini, Luzia Gaióski Nenevê, também ressaltou os impactos positivos: “A educação é um instrumento poderoso de transformação social. Com o uso dos tablets, estamos quebrando barreiras e oferecendo aos nossos alunos uma nova forma de aprender e crescer”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS