Polícia Penal fornece mão de obra carcerária para ampliação de quartel do Corpo de Bombeiros em Laranjeiras do Sul 08/11/2024 - 17:40

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em projeto de reintegração social, forneceu mão de obra carcerária para ampliação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Laranjeiras do Sul. A parceria entre as instituições contou com o trabalho de oito custodiados da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul e da Penitenciária Estadual de Guarapuava.

A participação em atividades laborais como essas permite que os custodiados adquiram habilidades e conhecimentos práticos, além de valores de responsabilidade e convivência em sociedade. A remição de pena também é um importante incentivo no sistema penal: para cada três dias de trabalho, o apenado tem um dia de pena reduzido. Essa medida não apenas reduz o tempo de encarceramento, mas também motiva o comportamento positivo e o compromisso com a mudança, reforçando o processo de transformação pessoal e preparação para o retorno ao mercado de trabalho e à vida em liberdade.

A entrega da unidade reformada ocorreu na quinta-feira (7) e contou com a presença do diretor regional da PPPR em Guarapuava, Marlon Rafael Picioni, que ressaltou os benefícios dos canteiros de trabalho. “É com grande satisfação que vemos os frutos dessa parceria. A colaboração entre nossas instituições não apenas fortalece a infraestrutura das nossas unidades, mas também abre oportunidades de reintegração social para os custodiados, que contribuem de forma efetiva para o bem-estar da comunidade. Essa união de esforços é uma demonstração clara de que, trabalhando juntos, podemos alcançar melhorias significativas que beneficiam tanto nossos profissionais quanto a sociedade como um todo. Agradeço a todos os envolvidos e reafirmo nosso compromisso com iniciativas que tragam progresso e segurança para nossa região”, destaca.

As melhorias realizadas incluem a construção de novos alojamentos, salas administrativas e banheiros, somando uma área de 83 m². Além disso, a unidade ganhou almoxarifado, lavanderia e garagem coberta, que totalizam uma área de 68 m². Também foram feitos serviços como a elevação de muros e pinturas internas e externas, além de readequações nos pisos e disposições das salas.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia do 12° Batalhão de Bombeiro Militar, capitão Joel da Silva Luiz Filho: “Esses esforços conjuntos possibilitaram a importante ação de ressocialização para pessoas privadas de liberdade, oportunizando novas experiências, interação com uma nova realidade, conhecimentos, valores e princípios fundamentais a essas pessoas. Agradecemos a todos por essa transformação e fortalecimento, sendo um marco que reforça nosso compromisso com a segurança e proteção de todos”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; o comandante da 2ª Companhia do 12º Batalhão de Bombeiro Militar, capitão Joel da Silva Luiz Filho, além do deputado estadual Oziel Luiz de Souza e do prefeito municipal de Laranjeiras do Sul, Berto Silva.

GALERIA DE IMAGENS

  • Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

    Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Paraná