Polícia Penal expõe ações de custódia e reinserção social de apenados na ExpoGoio 2024 14/08/2024 - 08:51

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou da ExpoGoio, um evento agropecuário, comercial e industrial de Goioerê, com atrações musicais, culturais e exposições, que ocorre entre os dias 08 e 12 de agosto, no Parque Antônio Fernando Nunes, em Goioerê.

Com um estande exclusivo da Polícia Penal, a instituição tem a oportunidade de apresentar as atividades e ações que executa no sistema prisional, em prol da segurança pública, da custódia digna de pessoas privadas de liberdade e da oportunidade da efetiva reinserção social de apenados.

Durante o evento, a Polícia Penal pôde expor itens produzidos através da mão de obra prisional dentro de unidades penais, viaturas, equipamentos de técnicas não-letais, drones, ônibus-cela e a unidade móvel de monitoração eletrônica. Além disso, dois cães policiais, que auxiliam em revistas e operações, também fizeram apresentações ao público, demonstrando como é realizado o trabalho do cão na segurança pública.

O chefe da Divisão de Produção e Desenvolvimento da PPPR, Boanerges Boeno Filho, responsável pelas questões de emprego aos custodiados do Paraná, compartilha que a feira foi um sucesso, sendo uma grande oportunidade de destaque para a Polícia Penal.

“Está sendo uma forma de transmitir para a sociedade como as pessoas privadas de liberdade conseguem ter oportunidades de serem produtivos no sistema prisional. Nós oferecemos qualificação profissional, emprego e remuneração como parte do processo de reinserção social do apenado. Por isso, sempre que conseguimos, expomos os materiais produzidos, destacando a eficiência e produtividade dos trabalhadores, para cada vez mais angariarmos parcerias e termos mais oportunidades a oferecer”, ressalta.

O diretor regional de Umuarama da PPPR, Arnobe Lemes dos Reis, destaca que a participação da Polícia Penal em exposições agrícolas é uma oportunidade importante para apresentar um pouco do trabalho que é desenvolvido pela instituição: “A nossa maior missão há algum tempo é mostrar como a Polícia Penal trabalha, desde toda a parte tático operacional até de tratamento penal. Porque isso demonstra que além da custódia, nós cumprimos o papel que o Estado nos dá de reeducar os custodiados, visando uma segurança pública eficaz”.

“A participação da Polícia Penal na ExpoGoio foi fundamental para promover a interação entre a instituição e o público, demonstrando seu papel e atividades de forma direta e acessível. Além de oferecer informações sobre suas operações e serviços, o stand da PPPR serve como um canal de comunicação para esclarecer dúvidas e fortalecer a relação com a comunidade ", explicou o presidente da Sociedade Rural, Rodrigo Fortis.

GALERIA DE IMAGENS