Polícia Penal escoltou mais de 400 pessoas privadas de liberdade no Verão Maior Paraná 29/01/2025 - 17:40

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) já realizou 107 escoltas desde o início do Verão Maior Paraná. Ao todo, foram movimentadas 408 pessoas privadas de liberdade (PPL) no litoral. As ações tem o objetivo de fortalecer a segurança na alta temporada.

As escoltas são feitas para transferências entre unidades prisionais, atendimentos de saúde, audiências judiciais e elaboração de exames na Polícia Científica do Paraná (PCP).

“Nosso principal objetivo é evitar a superlotação das unidades prisionais do litoral, garantindo a ordem e a disciplina dentro do sistema. Também mantemos a rotina de escoltas para audiências e atendimentos médicos e, sempre que necessário, realizamos transferências para o Complexo Penitenciário de Piraquara, garantindo o equilíbrio e a eficiência do sistema prisional”, pontua o coordenador-geral da PPPR no Verão Maior Paraná, João Paulo Schlemper.

As maiores movimentações são das cadeias públicas de Guaratuba e Paranaguá para o Complexo de Piraquara e unidades da Região Metropolitana de Curitiba. Até o momento, 250 pessoas já foram transferidas das unidades prisionais do litoral para unidades da capital durante a temporada. Além disso, os policiais penais também realizam a transferência de apenados que estão detidos nas carceragens da Polícia Civil.

O coordenador operacional da Operação Verão Maior Paraná Seguro pela PPPR, Marco Jardim, explica que as transferências são essenciais para garantir a segurança e a estabilidade das unidades prisionais do litoral. “Durante a temporada de verão, o número de veranistas no litoral aumenta consideravelmente, o que também eleva a quantidade de prisões e cumprimentos de mandados. Com essas transferências, mantemos as cadeias públicas operando com capacidade reduzida, evitando problemas", afirma.

Os locais de custódia são definidos pelo Comitê Estadual de Transferências de Presos (Cotransp), levando em conta critérios como o motivo da prisão e a classificação das unidades prisionais do estado.

“Isso demonstra a preocupação do Governo do Paraná em garantir a segurança e a tranquilidade da população que aproveita o período de férias no Litoral, trazendo mais proteção a toda a sociedade”, conclui Jardim.

Além das escoltas e transferências, a atuação da PPPR no Litoral inclui a monitoração de PPL que utilizam tornozeleira eletrônica, a custódia e segurança das unidades prisionais e a cooperação com outras forças de segurança.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

GALERIA DE IMAGENS