Polícia Penal encerra exposições no Verão Maior Paraná com lançamento de banda 03/02/2025 - 17:05

O último dia das exposições do Verão Maior Paraná, neste sábado (01), foi marcado por apresentações, distribuição de brindes e lançamento do projeto da banda dos servidores da Polícia Penal do Paraná (PPPR) na orla da praia de Caiobá.
A banda é uma iniciativa que reúne policiais penais para tocar diversos gêneros musicais com a ideia de aproximar a PPPR do público e difundir o trabalho diário que é realizado dentro do sistema penitenciário do estado. Além disso, também fará participação em eventos oficiais e solenidades.
“Essas iniciativas são de extrema importância para aproximar a população das forças de segurança pública. A Polícia Penal tem realizado exposições que despertam o interesse de crianças e adultos, ajudando a desmistificar o trabalho dos policiais penais dentro das unidades. Assim como a banda, que mostra um lado mais próximo e acessível dos policiais, conectando as pessoas por meio da música”, comentou a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre.
O grupo da primeira apresentação da banda foi composto por seis policiais penais das regionais administrativas de Londrina e Maringá: Jeferson de Mendonça no cavaquinho, violão, contrabaixo e voz; Arnaldo Montuory no surdo, violão e backing vocal; Fábio Caetano no contrabaixo, teclado e voz; Fernando Cezar no pandeiro e cajon; Luís Masterlini e Marcelo da Silva Santana na percussão com rebolo e tantan, e Gabriella Mendonça na voz.
A vocalista Gabriela Mendonça é diretora da Casa de Custódia de Arapongas e com sua voz, representa a classe policial feminina na banda, um reforço ao compromisso da instituição com a presença de mulheres no sistema. Ela pontua que a PPPR vem aperfeiçoando os métodos de trabalho constantemente e busca trazer ao conhecimento da população a importância da instituição no setor de segurança pública do estado.
“A banda foi uma maneira muito perspicaz de aproximar a polícia penal da sociedade e também de apresentar o nosso trabalho. A receptividade que tivemos por parte dos cidadãos na apresentação musical mostra o quanto o trabalho da Polícia Penal vem sendo bem planejado e desenvolvido pela instituição”, complementa.
Nas exposições, a PPPR também apresentou materiais utilizados na segurança, como armas letais e não letais e algemas, e fez demonstrações com drones termossensíveis. Além de promover uma interação educativa com o público, explicando o dia a dia do policial penal, também colaborou com a desestigmatização da reintegração social com a distribuição de brindes, como brinquedos confeccionados por internos do sistema prisional.
K-9 - O evento também contou com a presença dos cães policiais (K-9), utilizados em ações de segurança e operações especializadas. O Ares, a Glock e o Segen, três pastores belgas de malinois, foram a sensação entre o público. Posaram para fotos e ainda fizeram apresentações junto aos seus condutores, os policiais penais Alexandre dos Santos Rodrigues, Wesley de Souza Mattos e Osias Dias do Prado, respectivamente.
“A participação do K-9 na exposição da Polícia Penal do Paraná (PPPR) durante o Verão Maior Paraná foi fundamental para apresentar à sociedade o trabalho essencial que os cães da Polícia Penal desempenham no sistema prisional. Essas ações são uma oportunidade valiosa para aproximar a instituição da população e demonstrar a importância do uso de cães treinados na segurança pública”, disse o policial penal Wesley de Souza Mattos.
PRESENÇAS - Esteve prestigiando as apresentações, junto à diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.