Polícia Penal e alunos de curso técnico em enfermagem atuam em ações de atenção à saúde de apenados em Piraquara 23/11/2023 - 08:19
Nesta terça e quarta-feira (21 e 22) estão sendo realizadas na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, ações alusivas à campanha Novembro Azul, que se refere aos cuidados com a saúde do homem. Esta parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Colégio Estadual Campos Sales, de Campina Grande do Sul (PR), possibilita um campo de estágio a 25 alunos do primeiro período do curso técnico em enfermagem, na disciplina de Introdução à Assistência em Enfermagem. Ente as atividades realizadas estão a triagem e medidas preventivas de saúde com as pessoas privadas de liberdade (PPL), bem como orientações referentes à saúde do homem, destinadas a todos os custodiados da unidade penal.
A campanha mundial do Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata. Entretanto, nesta ação realizada na PCE-UP não estão realizados neste momento atos específicos relacionados a este tipo de câncer, mas sim quanto à saúde dos apenados do modo geral.
“As ações promovidas neste evento além de conscientizar quanto à importância e a necessidade dos cuidados com a saúde para os homens, também vai de encontro aos valores respeitados nesta Unidade de Progressão, onde o objetivo é promover uma execução de pena humanizada, oportunizando as pessoas privadas de liberdade o efetivo acesso a medidas ressocializadoras e restaurativas que contribuam na sua qualidade de vida”, destaca o diretor da PCE-UP, Marcelo Adriano da Cunha.
Para a agente de execução e técnica de enfermagem da PCE-UP, Andreza Keini Fonseca da Silva Camargo, ações como esta são necessárias para identificar necessidades individuais e coletivas no que diz respeito à saúde integral dos custodiados. “A proposta do setor de saúde com o evento ‘Novembro Azul’ tem como objetivo conhecer e acompanhar a saúde integral do homem e assim propor um atendimento humanizado e individual. A meta é atingir a totalidade de PPLs e, após a conclusão, será possível conhecer a demanda coletiva da unidade e assim realizar ações preventivas e corretivas”, explica.
Segundo o professor e enfermeiro, Francisco Luiz Slomp, foi possível identificar casos de hipertensão e diabetes durante os atendimentos realizados na PCE-UP, o que demanda uma atenção especial a estes indivíduos. “Os alunos comunicam os primeiros e/ou principais agravos da saúde identificados nos custodiados através da entrevista e da aferição de sinais vitais. Pudemos identificar alguns casos de hipertensão e diabetes e assim realizar encaminhamento destas pessoas para testes rápidos para possíveis diagnósticos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis. Todos os testes são realizados ali dentro da unidade, sem necessidade de levar os apenados a uma unidade de saúde”, destaca. Segundo Slomp, nenhum dos testes rápidos realizados nestes dois dias de evento diagnosticou doenças sexualmente transmissíveis ou hepatite.
A Polícia Penal do Paraná realiza diversas outras ações de cuidados com a saúde tanto de servidores quanto de apenados em todas as suas nove regionais administrativas no estado. Em Piraquara, há dois meses, a PPPR também buscou parceria com acadêmicos do curso de enfermagem para atividades de atenção a saúde dos custodiados. Na ocasião, os internos da Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I) foram contemplados com os exames. Estas parcerias possibilitam que o Departamento leve ações em prol da saúde para dentro dos estabelecimentos penais, evitando que as pessoas que se encontram reclusas precisem ser levadas a unidades de saúde e dividir espaço com a população em geral. O objetivo é reforçar as assistências aos apenados e a prevenção de enfermidades.