Polícia Penal do Paraná tem seu primeiro Atirador Designado Policial formado pelo BOPE 28/02/2025 - 17:38

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) alcançou um marco inédito ao formar seu primeiro Atirador Designado Policial (ADP). O policial penal Adilson Cordeiro de Freitas, do Setor de Operações Especiais (SOE) de Curitiba, concluiu com êxito o XIII Curso de Capacitação de Atirador Designado Policial, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O treinamento ocorreu entre os dias 17 e 27 de fevereiro, com a supervisão do Grupo de Atiradores de Precisão (GAP) do Comando de Operações Especiais (COE), e contou com a realização de 500 disparos por aluno.

O diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destacou a importância desse feito para o fortalecimento da segurança institucional. “Dentro do programa de crescimento da Polícia Penal do Paraná, estamos trabalhando em dois segmentos bem definidos: a segurança e o tratamento penal. No que diz respeito à segurança, tivemos a oportunidade de participar junto ao BOPE da Polícia Militar deste curso de atirador designado, que aprimora nossa capacidade de resposta e a segurança nos complexos penitenciários. Hoje, temos um policial especializado nessas técnicas, que atuará como multiplicador desse conhecimento, contribuindo para a capacitação dos nossos profissionais. A PPPR também tem investido na aquisição de equipamentos adequados para esse tipo de operação, garantindo mais segurança aos ambientes prisionais, como o Complexo Penitenciário de Piraquara, um dos maiores do sul do Brasil”, explicou Ferracini.

Para o chefe da Divisão de Operações de Segurança da PPPR, Sidnei de Souza Geraldino, essa capacitação representa um grande avanço na estruturação das equipes de segurança. “A formação do primeiro policial penal no curso de atirador designado, promovido pelo BOPE, é essencial para a implantação da doutrina dessa modalidade dentro da Polícia Penal do Paraná. Isso eleva a qualidade técnica e a segurança das operações, principalmente com a chegada de novos equipamentos que potencializam essa capacitação. O treinamento de novos multiplicadores reforçará o profissionalismo e a segurança nas ações da PPPR”, enfatizou Geraldino.

O policial penal Adilson Cordeiro de Freitas, agora habilitado como ADP, destacou a relevância do curso e sua intenção de disseminar o conhecimento adquirido. “O curso foi de grande valia e, com a chegada de novos armamentos e equipamentos, torna-se necessário implementar a figura do atirador designado na Polícia Penal do Paraná. Como instrutor de armamento e tiro, pretendo difundir essa doutrina dentro das unidades especializadas da PPPR”, afirmou Freitas, que também é instrutor credenciado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen).

O Atirador Designado Policial é um profissional altamente treinado para atuar em situações que demandam disparos precisos e controlados em distâncias de até 300 metros, utilizando armamento de mira eletrônica. Seu papel é garantir a segurança da equipe e neutralizar ameaças letais, de acordo com a legislação vigente. A Diretriz nº 011/2022-PM/3 estabelece que o treinamento inicial tem duração de 10 dias, com requalificação anual. Essa conquista da PPPR representa um avanço significativo para a segurança dos complexos penitenciários e a qualificação de seus policiais penais.

GALERIA DE IMAGENS

  • BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE
    BOPE
    Foto: BOPE

    Foto: BOPE