Polícia Penal do Paraná realiza ações em prol da campanha Agosto Lilás 28/08/2024 - 10:17

Durante o mês de agosto, a Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio dos Complexos Sociais, promoveu diversas ações em todas as regionais para apoiar a campanha Agosto Lilás. A iniciativa visa conscientizar e combater a violência contra a mulher.

A campanha, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), incluiu palestras, rodas de conversa e discussões sobre o tema.

O diretor adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destaca a importância dessas ações no sistema penal: “É crucial que esse tipo de atividade ocorra nos ambientes penais para atingir o público que, em algum momento, pode ter praticado esse tipo de conduta. Esse trabalho de conscientização enriquece a Polícia Penal e orienta a segurança pública no caminho correto”, observa.

Rodrigo Fávaro, chefe da Divisão de Reintegração Social, ressalta a importância dos Complexos Sociais. “Os Complexos Sociais têm se empenhado na conscientização dos autores de crimes como forma de reduzir a incidência de atos que colocam as mulheres em risco. A parceria com o poder judiciário local dá ainda mais visibilidade a esse tema tão importante para a sociedade”, comenta.

No Complexo Social de Curitiba, foi realizada a “Tarde com Elas”, com a equipe do NUPEM Curitiba, abordando a importância do autocuidado e da autoestima. Além disso, uma palestra sobre violência doméstica foi ministrada para as mulheres monitoradas que trabalham no Complexo.

Em Maringá, foi realizado um grupo reflexivo para homens autores de violência doméstica. Durante as discussões, foram abordados temas como a Lei Maria da Penha, tipos de violência e relações afetivas.

Residentes técnicos, extensionistas do NUPEM e servidores do Complexo Social de Maringá participaram da capacitação "A Prevenção da Violência contra as Mulheres, a Rede de Atenção e Proteção às Mulheres e o Grupo Reflexivo e Responsabilizante para Autores de Violência contra Mulheres", realizada em parceria com o Conselho da Comunidade.

Juliana Heindyk Duarte, coordenadora estadual de Política para Mulheres Encarceradas, apresenta as ações e os resultados da campanha. “Encerramos o mês satisfeitos com o engajamento e os resultados alcançados durante a campanha Agosto Lilás. Diversos eventos foram promovidos pela Polícia Penal e parceiros, através dos Complexos Sociais, nas regionais administrativas, visando à pacificação de conflitos e à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher”, comenta.

OUTRAS AÇÕES - No Complexo Social de Cruzeiro do Oeste, foi realizada uma roda de conversa entre psicólogos, acadêmicos do curso de Direito e autores de violência doméstica.

Em Francisco Beltrão, foram realizados três dias de palestras na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PFB), com a participação de cerca de 120 homens privados de liberdade.

A equipe do Complexo Social de Guarapuava realizou palestras e rodas de conversa sobre o tema nas Cadeias Públicas de Pitanga, Prudentópolis e Guarapuava, além da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).

O Complexo Social de Londrina realiza nesta semana, em parceria com o Conselho da Comunidade, diversas palestras de conscientização sobre o tema para mulheres monitoradas.

Em Cascavel, 15 pessoas egressas e monitoradas participaram da palestra ''Violência Contra a Mulher: O Silêncio Mata'', realizada no Complexo Social.

AGOSTO LILÁS - O Agosto Lilás é uma campanha do Governo Federal, criada pelo Ministério das Mulheres, que busca conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher, dando visibilidade ao tema e ampliando a divulgação dos direitos das mulheres, além dos serviços especializados para acolhimento, orientação e denúncia.

GALERIA DE IMAGENS