Polícia Penal do Paraná qualifica 20 mulheres privadas de liberdade em Pitanga 09/08/2024 - 14:12

Nesta quinta-feira (08), a Cadeia Pública Feminina de Pitanga foi cenário de uma cerimônia que celebrou a entrega de 20 certificados de qualificação profissional de Cuidador de Idosos e Bem-Estar das Pessoas - Estética. Os cursos, realizados em parceria com a Faculdade FANDUCA e apoiados com recursos financeiros do Conselho da Comunidade, marcaram a primeira turma na unidade prisional a completar duas qualificações profissionais de forma simultânea.

Os cursos oferecidos proporcionaram às mulheres conhecimentos técnicos e práticos, além de uma nova perspectiva profissional, incentivando uma vida produtiva e rentável após o cumprimento de suas penas.

A iniciativa representa um passo significativo para a transformação e inclusão social, abrindo novas possibilidades para essas mulheres na sociedade.

O diretor regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Guarapuava, Marlon Rafael Picioni, ressaltou a importância da reintegração social e da capacitação profissional para o futuro das participantes: “Quando investimos em educação dentro do sistema prisional, estamos plantando sementes de mudança. Estamos oferecendo às pessoas privadas de liberdade a chance de reconstruir suas vidas, de se reintegrar à sociedade de forma digna e de contribuir para o bem-estar de suas famílias e comunidades.”

O presidente do Conselho da Comunidade do município de Pitanga, Wellington Senger, esteve presente na cerimônia, enfatizando o papel do comitê na promoção de oportunidades para a ressocialização.

“A entrega desses certificados simboliza mais do que a conclusão de cursos de qualificação profissional, ela representa uma nova oportunidade, um recomeço e a esperança de um futuro melhor. E é exatamente isso que o Conselho da Comunidade de Pitanga busca promover: oportunidades que possam transformar vidas. Estamos felizes em termos participado deste feito”, finaliza Senger.

“As parcerias com instituições privadas ou órgãos públicos que conquistamos são de extrema importância para o desenvolvimento do sistema prisional. As qualificações concluídas hoje são um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos esforços em prol de um objetivo comum. É assim que sabemos que estamos no caminho certo”, enfatiza a gestora da Cadeia Pública de Pitanga, Soeli Siqueira.

O chefe das cadeias públicas de Guarapuava da PPPR, Anderson de França Uchack, a diretora do Departamento Especial da Mulher, Cleia Mara Andrade, e o delegado da Polícia Civil de Pitanga, Rafael Mandu, também participaram do evento, reforçando o compromisso das instituições com a reabilitação e o apoio às mulheres encarceradas.

GALERIA DE IMAGENS