Polícia Penal do Paraná promove ações especiais para as mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 10/03/2025 - 17:14
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) deu início a uma série de ações especiais voltadas para as mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. As atividades começaram no dia 6 de março e devem se estender por todo o mês de março, com o objetivo de homenagear as mulheres que desempenham papéis essenciais no sistema penal do estado.
Na última sexta-feira (7), a sede administrativa da PPPR, em Curitiba, foi palco de um evento especial para todas as servidoras que atuam na sede, na Corregedoria e na Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen). Durante o evento, as participantes assistiram a uma palestra sobre assédio sexual e desfrutaram de um coffee break. A diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, fez um discurso destacando a importância das mulheres no sistema prisional do Paraná, ressaltando a representatividade feminina na instituição.
“Ser mulher e estar à frente da PPPR é uma honra e um grande desafio, comprovando que as mulheres podem estar onde elas quiserem. Aqui, as mulheres fazem a diferença, independente do cargo ou função. Que possamos continuar firmes e comprometidas em construir uma instituição cada vez mais forte e respeitada”, afirmou a diretora-geral.
A diretora do Centro de Integração Social, Marilu Kátia da Costa, também compartilhou sua experiência sobre a liderança feminina no sistema penal. “Gerir uma unidade penal é um desafio diário que demanda firmeza, equilíbrio e uma visão estratégica apurada. Como mulher, aprendi que a verdadeira liderança não se impõe, mas se conquista por meio de trabalho árduo, conhecimento e comprometimento”, afirmou Marilu. “Nossa presença na gestão do sistema penal não só exige coragem, mas também demonstra nossa capacidade de enfrentar qualquer obstáculo com segurança e responsabilidade”, completou.
Ações nas regionais administrativas da PPPR - Além das ações realizadas na sede administrativa, a PPPR também organizou diversas iniciativas nas regionais administrativas para marcar a data e promover a valorização das mulheres no sistema penal.
No dia 6, o Setor de Operações Especiais (SOE) da PPPR de Francisco Beltrão participou de um evento promovido pelo Conselho de Segurança (Conseg), com o intuito de destacar a representatividade feminina na Segurança Pública. O evento contou com a presença de mulheres de diversas forças de segurança do Paraná e teve como objetivo mostrar como essas organizações estão transformando ambientes tradicionalmente dominados por homens, criando espaços para que mulheres possam atuar, exercer cargos de chefia e demonstrar sua representatividade.
Também na quinta-feira (6,) uma parceria entre a direção da Cadeia Pública de Castro e a Universal Nos Presídios (UNP), ofereceu café da manhã para as Monitoras de Ressocialização Prisional (MRP) que trabalham na unidade.
Kelly Cristina Borghesan, presidente do Conselho de Segurança de Francisco Beltrão, destacou: “A ideia é demonstrar que as mulheres têm a capacidade de chegar onde quiserem, com os mesmos direitos, salários e oportunidades que os homens”, afirmou. Ela também ressaltou a importância da integração entre todas as forças de segurança do município, como as polícias Penal, Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros e Samu, para fortalecer a segurança na cidade.
No dia 7, o Complexo Social de Francisco Beltrão realizou o ‘Projeto Salão de Beleza’, oferecendo um dia especial de cuidados para mulheres, com serviços de corte de cabelo, escova modeladora, sobrancelhas, maquiagem, manicure, além de dinâmicas e oficinas. O evento atendeu mulheres que cumprem pena na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) e na Cadeia Pública de Francisco Beltrão, bem como mulheres parentes de pessoas privadas de liberdade. A ação, que contou com o apoio de voluntários, teve cerca de 50 participantes e recebeu elogios da Defensoria Pública Estadual de Francisco Beltrão, que emitiu uma Nota Pública de Reconhecimento, parabenizando pela iniciativa.
A sexta-feira (7) também contou com uma atividade especial às mulheres na regional administrativa de Ponta Grossa, onde uma palestra com temática de prevenção na saúde bucal foi realizada. Todas as mulheres custodiadas na Cadeia Pública Hildebrando de Souza tiveram a oportunidade de ouvir e tirar suas dúvidas, além de terem recebido a doação de escovas para a higiene bucal. O evento contou com a participação da Defensoria Pública, que realizou mutirão de atendimento a todas as custodiadas na unidade.
Ainda no dia 7, a Polícia Penal organizou homenagens às mulheres na regional administrativa de Cascavel, reconhecendo o trabalho delas no sistema prisional. Servidoras efetivas e terceirizadas receberam flores, lembranças e participaram de um café da manhã especial. Em unidades como a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro e a Cadeia Pública de Toledo, as ações destacaram a importância feminina no ambiente carcerário.
No sábado, dia 8, a Casa de Custódia de Arapongas (CCA) realizou um café da manhã especial para as mulheres, com a presença de visitantes de pessoas privadas de liberdade, funcionárias da unidade e autoridades locais, incluindo as vereadoras Meiry Farias e Marilsa Staub, a secretária de Assistência Social do município, Marisa Bazana, e a vice-prefeita, Édina Kummel. A ação reforçou a importância da valorização das mulheres e do apoio da comunidade para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao público feminino no sistema prisional.
Nesta segunda-feira (10), policiais penais femininas de Maringá participaram de uma aula de defesa pessoal em comemoração ao mês das mulheres, promovida pela Secretaria de Segurança Municipal. A aula, ministrada pela Cabo da Polícia Militar e atleta de Jiu-jitsu, Daniela Arouca, contou com a participação de servidoras de diversas Forças de Segurança do município. “O aprendizado e treinamento constante de técnicas de defesa pessoal é de suma importância em nossa profissão e para todas as mulheres, principalmente nestes tempos em que temos visto um aumento da violência contra a mulher de modo geral em nosso país”, frisou a policial penal Sandreli Ortiz Frasson. O evento também contou com a presença de autoridades locais, como o Secretário Municipal de Segurança e a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
A regional administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu convidou a delegada da Delegacia da Mulher, Drª Giovanna Antonucci Brito Oliveira, que ministrou a palestra ‘Violência de Gênero: A Violência que Mata’. Participaram do evento mulheres que trabalham no sistema penitenciário da regional, como agentes profissionais, agentes de execução, policiais penais, estagiárias e monitoras de ressocialização prisional. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (10) no auditório principal da sede da regional, em Foz do Iguaçu.
Também neste dia 10, houve celebração do Dia das Mulheres no Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, onde a PPPR promoveu um momento de descontração com músicas, palestra com psicóloga com o tema ‘Mulher, Você é Forte’, um café da manhã especial, quick massagem, massagem facial e nos pés e lembrancinhas ofertadas pela Igreja Universal. No total mais de 40 mulheres participaram deste momento.
Contratado pelo Conselho da Comunidade em parceria com a PPPR, o salão de beleza Irradiante e Bela foi nesta segunda-feira (10) até a Cadeia Pública de Goioerê para promover um dia de beleza a 84 mulheres privadas de liberdade. Pedicure, manicure, corte e escova para todas elas em um momento que envolveu cuidado, autoestima e carinho com as mulheres. A ação também se estendeu para 8 servidoras da unidade. Também foi realizado um café da tarde especial para as servidoras e realizada coleta de doações de cabelos para o projeto ‘Liberdade em Fios’, no qual mulheres doam cabelos para as pessoas privadas de liberdade confeccionarem próteses capilares para mulheres com câncer e também vulneráveis.
Para amanhã (11), está prevista uma ‘Tarde das Mulheres’ na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, com roda de conversa, dinâmicas e coffee break, além de uma palestra sobre o tema ‘Violências de Gênero no Ambiente de Trabalho’.
Para o dia 13, ocorrerá uma palestra sobre assédio sexual na regional administrativa da PPPR em Cascavel, aberta a todos os servidores, com o objetivo de promover um debate importante sobre o tema. O Coordenador Regional da PPPR, Thiago Correia, enfatizou a relevância da valorização da mulher e da discussão sobre assédio no ambiente de trabalho. “Nos preocupamos bastante com a valorização da mulher, por isso realizamos diversas ações em todas as unidades da região. E essas iniciativas não param por aqui. No próximo dia 13, promoveremos uma palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, com a presença do corregedor da Polícia Penal, para tratar desse tema de forma aprofundada. Gestores e servidores masculinos também são convidados a participar, pois essa é uma questão que deve ser debatida por todos”, finalizou.
Na regional administrativa de Ponta Grossa, está previsto para o dia 17 uma ação relacionada à autoestima das custodiadas na Cadeia Pública Hildebrando de Souza, com manicure. Já para o dia 21 está previsto um coffee break e atividade com maquiagens para as servidoras da regional.
Todas essas ações refletem o compromisso da Polícia Penal do Paraná com a promoção de igualdade, respeito e reconhecimento das mulheres, não apenas dentro da instituição, mas também na sociedade como um todo.